Pontas duplas e espigadas: causas, como recuperá-las e resenhas

Este post é aquele que você PRECISA ler quando você começa a achar que a tesoura é a sua única alternativa restante. Ou quando você quer deixar o cabelo crescer mas não sabe como aguentar suas pontas abertas, duplas, triplas e esturricadas. Calma, todo cabelo nesse mundo tem salvação, até essas suas pontas pavorosas hahaha

NOOOOOOOOOOOOOO
Causas

Quando você sofre um acidente ou exagera na academia, você pode "estourar" um músculo e causar uma lesão, certo? O mesmo acontece com o nosso cabelo quando é submetido repetidamente a estresses térmicos (secador/chapinha), químicos (tinturas, progressiva) e mecânicos (uso excessivo de elásticos). Ele fica seco, frágil, e as pontas abrem. Então basicamente, pontas duplas são lesões dos fios, causadas por diversos procedimentos que estressam o cabelo mais do que ele pode suportar (naturalmente).

Por isso que, por exemplo, se você usa secador sempre (como eu), você precisa fazer o seu cabelo ter mais resistência para ele aguentar a temperatura mais alta, prevenindo danos.

Quando o assunto é pontas duplas, o ditado mais aplicável é "Melhor prevenir do que remediar". Talvez mais importante do que usar boas máscaras de hidratação e reparadores de pontas, seja investir em produtos específicos para prevenção de danos e pontas duplas.

Vou então falar um pouco sobre produtos específicos para as pontas e sobre tratamentos (máscaras entre outros finalizadores) que influenciam esta questão.

Específicos

Todo produto para as pontas tem que ser visto por duas perspectivas: longo prazo e curto prazo. No longo prazo, um bom reparador de pontas EVITA o surgimento de pontas duplas, por tratá-las antes que os danos ocorram. Já no curto prazo, o reparador ameniza os dados já causados, reparando e melhorando as pontas. Em ambos os casos, o reparador age ao tratar o ressecamento das pontas, mantendo-as sempre hidratadas.

Schwarzkopf Bonacure Repair Rescue Sealed Ends
- Prevenção e reparação

Esse é o número 1 lá dentro do meu coração ❤ . É o único reparador que evita o surgimento de pontas duplas e quebradas no longo prazo, preservando assim a massa capilar do seu cabelo de maneira uniforme da raiz até as pontas, e no curto prazo deixa as suas pontas macias, hidratadas e saudáveis.
Leia a resenha completa aqui, miga.

Aussie Split End Protector
- Reparação

Opção mais barata, o protetor para as pontas da Aussie é maravilhoso. Por mais que eu tenha uma relação profunda com o da Schwarzkopf, o da Aussie surpreende pelo quanto repara e acalma as pontas. Facilmente prolonga os meus cortes de cabelo em 3 meses.

Além de também alinhar as pontas e dar aquela sensação de vida, ele é muito bom para quando o cabelo "amassa" sabe? Como eu lavo o cabelo dia sim dia não, e sempre modelo minhas pontas na chapinha, tem noites que não sei o que acontece, que quando eu acordo, esta tudo amassado e emaranhado. E nessas horas é só umedecer o cabelo e aplicar esse produtinho. E pronto!

Onde comprar? Como todos produtos da Aussie no Brasil, minha opção tem sido o Mercado Livre. Lá fora ele é MUITO barato, dá pra comprar por nem 3 dólares.

Lola Apertem Os Cintos a Ponta Dupla Sumiu!
- Reparação
Este leave-in da Lola é a melhor e mais barata opção nacional para reparar as pontas. Mais fácil de encontrar do que o Aussie, arrisco dizer que prefiro o Lola por ele ser liberado para as técnicas Low e No-poo.
Leia a resenha completa aqui 💋

TIGI Bed Head Ego Boost Split End Mender 
- Não gostei :(


Pela descrição, ele parece um sonho para as pontas:
- Adiciona força e elasticidade
- Sela o cabelo
- Intensifica o brilho

Infelizmente, a MINHA experiência com ele não foi boa. A consistência dele é meio líquida e pegajosa, tipo cola sabe? Então se eu passava muito, minhas pontas ficavam DURAS, mas MUITO. E se eu passava pouco, sentia que não tinha feito nada.

Tratamentos

Além de produtos específicos para as pontas, produtos para Tratamento - leia aqui as diferenças entre produtos para Tratamento e Manutenção - conseguem reparar o cabelo do comprimentos às pontas. Usar uma boa máscara para reparação profunda, fazer uma cauterização ou um Botox Capilar, são exemplos de tratamentos que fazem a diferença lá no final.

Aliás, reparar as pontas, para mim, é pré-requisito para um produto ser considerado para tratamento, e não manutenção.

Os exemplos que eu citei na publicação de produtos para tratamento são:
- Máscara L´oreal Professionnel Absolut Repair
- Máscara Redken All Soft Heavy Cream
- Máscara Schwarzkopf BC Bonacure Repair Rescue Deep Nourishing
- Máscara Senscience Inner Restore Intensif Deep Repair
- Máscara Wella Professionals Enrich Self Warm Mask
- Máscara Lola Legalmente Loira
- Truss Uso Obrigatório Reconstrutor Capilar
- Lola Tarja Preta - Queratina Vegetal Líquida
- Sfera Queratina Líquida - Carga Extrema de Queratina Inteligente
- Máscara Joico K-Pak Intense Hydrator
- K.Pro Ph Balancer Acidificante

Se você usar algum destes e não sentir suas pontas melhores, me avise hahaha

Lola Umectação Oliva
- Prevenção e reparação



Já que estamos falando sobre recuperação de pontas, tenho que mencionar separadamente o Tratamento que mais beneficia especialmente as pontas. A Lola Umectação Oliva é simplesmente divina para pontas danificadas e ressecadas, tendo inclusive uma forma de aplicação exclusiva para pontas em estado de emergência. Leia mais no post completo sobre ela.

Óleo Chi Infra Silk Infusion
- Reparação



De todos os óleos que já usei, este sem dúvida é o com o melhor efeito sobre as pontas.
Sabe quando você acorda e sente as pontas meio ressecadas ou amassadas? Uma gota deste óleo amacia suas pontas NA HORA.
Leia mais no post completo sobre ele.

Cortar ou não cortar? Eis a questão

Resolvi acrescentar essa questão, pois muita gente me perguntou quando que a tesoura de fato é a única alternativa. Na verdade, a questão da tesoura para pontas danificadas é bem complexa.

Se você quer fazer o seu cabelo crescer, não tem jeito, você precisa se afastar da tesoura. Então todas as dicas acima são para evitar maiores danos, recuperá-las ao máximo possível e fazer você aguentar.

Mas é claro que, como tudo na vida, temos que avaliar o custo x benefício disso. Ou seja, quanto que eu vou precisar para recuperar minhas pontas? Vale a pena? Um corte de cabelo custa ~ 50 reais e só o Schwarzkopf Bonacure Repair Rescue Sealed Ends aqui no Brasil custa 130 reais.

E mesmo com todos os produtos e tratamentos do mundo, há sim um certo esgotamento das pontas. Imagina você gastar 300 reais em produtos para as pontas, e recuperar apenas 50%? Será que não valeria cortar um pouquinho, gastar menos, mas garantir maior recuperação?

Cuidado com o corte ✂✂✂

Bom gente, eu sei que um repicadão é lindo e um desfiado pode ser estiloso. Mas a verdade é que exigem muito das pontas.

Por experiencia própria, só recomendo repicar e/ou desfiar o cabelo se você não usa muito secador/chapinha ou não tem muita química.

Quando você repica, você cria diferentes comprimentos entre fios, certo? Então o que acontece é que você acaba expondo mais pontas. Cortes desfiados/repicados duram, normalmente, muito menos do que cortes retos.

Certa vez eu pedi para desfiarem bem pouco as pontas, coisa de 1-2 dedos, só para tirar o peso do corte reto. Ficou mais leve sim, mas minhas pontas ficaram com um aspecto permanente de ressecadas/espigadas. Tentei fazer Botox, Cauterição, mudei o finalizador, de tudo gente. Só resolveu quando cortei esses 1-2 dedos depois de apenas duas semanas que eu tinha desfiado.

Mistérios da vida

Já ouvi de pessoas com cabelos naturais, sem química, progressiva, enfim, nada mesmo, que sofrem com pontas duplas. A essas pessoas eu digo duas coisas:

1) Por mais que a gente gaste, se esforce e lute, pontas duplas são inevitáveis em cabelos muito longos. O tempo é implacável, gente. Atinge a tudo, todos, e inclusive as pontas. Ter algumas pontas duplas é um fato da vida e apenas o excesso deve preocupar.

2) Talvez você precise mesmo procurar um médico dermatologista. Cabelos fracos demais podem ser algum sinal de má alimentação, falta de vitaminas, etc. Procure um médico e descarte maiores problemas!

Um comentário: