Como potencializar hidratações

Os resultados de uma máscara hidratante podem variar muito dependendo do jeito que você a aplica, e a ideia deste post é justamente falar sobre duas formas de potencializar os efeitos de diversos tratamentos hidratantes.

Retirar o excesso de água

Coisa mais comum é depois do shampoo, dar aquela torcida básica no cabelo para tirar o excesso de água. O probleminha é que isso não é suficiente #chatiada
Essa torcida até faz escorrer bastante água, mas o cabelo continua beeem molhado.

E quando há muita água no cabelo, o famoso H2ocupa no fio o espaço que era para a sua hidratação entrar. É bem simples gente, já ouviram falar que "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço no mesmo tempo"? É essa a ideia de passar um hidratante com o cabelo excessivamente molhado.

O que acontece é que o produto desliza pelo seu cabelo sem de fato conseguir penetrá-lo.

Por isso, inclusive, em tratamentos mais intensivos como a progressiva ou o Botox Capilar, secar o cabelo até ele ficar pelo menos 90% seco é um passo sempre presente (e importante).

Para hidratações menos intensivas e do dia-a-dia, como o uso de máscaras, ampolas, acidificantes, umectações e reconstrutores, eu costumo deixar uma toalha de rosto ao lado do chuveiro, e após a limpeza com o shampoo, eu desligo o chuveiro, torço bastante o cabelo para escorrer a água, depois pego a toalhinha e tento tirar com ela o máximo de umidade. A ideia é sempre retirar o máximo de água possível. Apenas depois disso é que eu aplico o hidratante, prendo o cabelo, e espero pelo tempo de pausa indicado.

Eu te prometo que você vai sentir o produto pegar bem melhor no cabelo!

Touca térmica

O calor é dos maiores aliados de uma boa hidratação. Isso porque ele ajuda as moléculas dos produtos a entrarem na cutícula do cabelo, e por lá ficarem!

Eu gosto da touca térmica pois acho prática e fácil de usar. Eu coloco uma touca plástica descartável diretamente em cima da minha cabeça e depois coloco a touca térmica por cima. Se você ainda tiver uma tomada perto da cama, pode pegar um livro ou um tablet, e ficar de boas lendo enquanto ela vai esquentando suavemente seu cabelo.

Qualquer hidratação vira outra coisa com o uso de uma touca térmica. O quanto o calor é capaz de aumentar a penetração do produto no cabelo e assim, potencializar os efeitos, é de só acreditar usando mesmo :)



Eu paguei 15 reais em uma touca térmica bem simples e prática, comprada em uma perfumaria perto da minha casa.

Não é a toa que a aplicação do Botox envolve justamente esses dois queridos, né?

Minha recomendação é a de que, se você tiver um tempinho, no fim de semana por exemplo, pegue uma boa máscara reconstrutora, tire todo o excesso de água com o auxílio de uma toalha, e fiquei 30 minutos com uma touca térmica :) e aproveite resultados de salão em casa, com produtos que você provavelmente já tem!

Adicione óleos / ampolas específicas

Uma outra forma de "subir o level" de alguma máscara é adicionar um booster, isto é, produtos, normalmente concentrados, que potencializam tratamentos.

Óleos, séruns e ampolas são os tipos mais comuns.

Vou citar dois que eu já usei e recomendo:
1) Lola Pinga!
2) Elseve Sérum Booster

http://www.loreal-paris.com.br/Brands/Cabelos/Elseve-Serum-Booster

2 comentários:

  1. OLÁ BRUNA .... VOCÊ PODERIA ME DAR UMA DICA DE UMA BOA MÁSCARA HIDRATANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha sua pergunta é muito difícil de responder na verdade haha a escolha de uma boa mascara depende de MUITAS coisas, desde o estado do seu cabelo, se ele está muito danificado, se é liso ou cacheado, descolorido ou natural, até na sua disposição em gastar dinheiro. Uma máscara maravilhosa q eu gosto muito é a BC Bonacure Repair Rescue da Schwarzkopf, mas a menor dela custa 107 reais. :)

      Excluir