Fazendo o cabelo crescer!

Como é muita dúvida, muitos produtos e tratamentos para isso, resolvi fazer um resumão do que fazer para dar um UP no crescimento capilar e desfilar com a juba monstra em menos tempo!



Seja porque o seu cabelo é lento demais no processo (como o meu) ou porque você fez alguma arte e precisou cortar muito (e agora quer a cabeleira de volta rs), hoje em dia há uma infinidade de produtos voltados para acelerar o crescimento capilar e te ajudar :)

Mas antes de tudo, é sempre bom falar um pouquinho sobre a parte médica do assunto. Por isso, eu conversei com uma médica dermatologista para saber mais sobre as causas de crescimento lento (ou ausência de crescimento) e queda de cabelo anormal (excessiva). Algumas causas podem ser: stress, má alimentação, insuficiência de ferro (anemia), alterações hormonais da tireoide, insuficiência de vitamina D, entre outras doenças mais sérias (lúpus, sífilis). Por isso, antes de se jogar em vitaminas e shampoos, é muito importante consultar um médico dermatologista, e garantir que a sua saúde está ok.

Resolvi fazer este post, pois eu sempre sofri com o crescimento em velocidade tartaruga do meu cabelo, que sempre foi absurdamente lerdo para crescer.
Aí para melhorar a vida, no começo de 2009 eu cortei meu cabelo chanelzinho mesmo na orelha, e no fim do mesmo ano eu estava prestando vestibular e, dado o stress, o meu cabelo não caia, ele despencava haha
Então, sem brincar, até 2014, eu tentei vááárias coisas para o meu cabelo crescer em volume e tamanho. Pois como eu perdi muito cabelo, ele além de curto, tinha ficado ralo.

Vitaminas

Vitaminas ajudam o cabelo nascer e crescer saudável, e também aceleram o crescimento. São capazes de proteger o cabelo contra ressecamento, evitar a quebra, diminuir a queda, estimular o crescimento e fortalecer a fibra capilar.


Pantogar
Queratina + Cistina + Pantotenato de cálcio e associações

Essa eu posso falar com titularidade, pois usei por + 5 anos!
Eu sempre achei um pouco difícil avaliar a eficácia dessas vitaminas, pois mesmo que sejam específicas, cabelo demora mesmo para crescer e fica difícil registrar.
Porém, essas vitaminas não afetam apenas o cabelo, a queratina fortalece também as unhas. Portanto, você percebe facilmente que esta vitamina está te ajudando pois suas unhas melhoram muito! Crescem mais rápido e ficam mais fortes.
A Pantogar ainda, como vem indicado na bula, pode intensificar a cor. E como eu sou ruiva, isso fica MUITO visível! Desde que eu comecei a usá-la me senti mais laranjinha hehe
Eu tomo 2 comprimidos ao dia, um depois do café da manhã, e um depois do almoço.

Exímia

Contém, entre outros componentes, Zinco,  Biotina, Ferro, vitaminas  A,C, E e Complexo B , além do Ácido fólico e do Magnésio, o Exímia Fortalize.

Innéov

Contém ômega 3, óleo de semente de groselha negra e licopeno. Enriquecido com vitamina C e E.

Luminus Hair

Cada cápsula contém: Nutricolin, Saccharomyces cerevisae, Vitamina C, Ácido Paraaminobenzóico, Nicotinamida, Bee Polen, Extrato de Uva, Tocoferol, Zinco, Pantotenato de Cálcio, Dióxido de Silício, Piridoxina, Riboflavina, Tiamina, Retinol, Ácido Fólico, Cromo, Selênio, Biotina, Vitamina D3, Vitamina B12 e exclusivo complexo Capilsana. Deve-se tomar apenas uma cápsula ao dia.

Pill Food

Versão manipulada da vitamina Pantogar, é muito mais em conta (eu pago 45 reais por 60 cápsulas) e fácil de comprar. Pode ligar em qualquer farmácia de manipulação e pedir por "Pill Food" que ao menos nas farmácias em que eu liguei, tinham e ficava pronta em um dia.

Estou tomando Pill food há 2 meses, no lugar da Pantogar, porque eu estava ficando muito pobre haha. Estou achando ela tão boa quanto!

Shampoos

Salon Line SOS Bomba


Com Vitamina A (auxilia no crescimento saudável dos fios), Óleo de Ricino (auxilia no combate a queda por quebra dos fios, fortalecendo-os), D-Panthenol (dá força aos cabelos, hidrata e combate o ressecamento) e Whey Protein (rico em aminoácidos essenciais com forte poder restaurador), este shampoo esta dando o que falar. Além de barato e fácil de encontrar, funciona que é babado.

Ainda lançaram a versão liberada para Low Poo, que é só amor!

Leia a resenha deste shampoo e da máscara da linha aqui.

Bomba Caseiro



Meu maior arrependimento com o Shampoo Bomba foi tê-lo descoberto apenas esse ano, porque se eu tivesse começado a usar lá por 2010, meu cabelo não teria demorado 5 anos pra crescer tudo o que queria.
Diferente das vitaminas, o crescimento do cabelo ao usar o shampoo bomba é rápido, e de tão rápido, visível. O melhor ainda, é que ele estimula absurdamente cabelos novos a crescerem. Minha mãe por exemplo, tem 61 anos e o cabelo dela tem crescido menos e ficado cada vez mais ralinho, e desde que ela passou a usar o shampoo bomba, sentiu um aumento expressivo no volume. Quando eu levanto o cabelo dela, posso ver vááários cabelinhos novo no meio. É surreal gente, sério.

Eu uso a seguinte "receita":
- 100 ml de shampoo Neutro
- 1 ml de Monovin A
- 1 tampa de Bepantol Solução

Como o frasco que eu faço a mistura tem 300 ml, eu faço tudo triplicado. O melhor, é que uma tampa do Bepantol, coincidentemente, é a mesma medida que 3 ml de Monovin A :D Então eu encho o frasco de shampoo neutro, coloco 3 tampas de Bepantol e 1 de Monovin A.

Eu percebi o crescimento INIGUALÁVEL com este shampoo através da minha franja.
Eu cortei franjinha em junho deste ano - bem quando eu comecei a usar este shampoo - e ela estava logo abaixo dos meus olhos.
Hoje, nem 4 meses depois, já está no meu queixo. Gente, são 6 dedos. Não sei o cabelo de vocês haha, mas o meu não cresce tudo isso não!


Como eu uso: como eu sempre lavo meu cabelo duas vezes com shampoo, e a primeira vez é a que tira o grosso da oleosidade, eu só uso o bomba na segunda lavagem, e massageio bastante. Só isso gente, não tem segredo. IMPORTANTE: não se deve usar, de maneira contínua, por mais do que um mês. Use por um mês e faça outro mês de pausa. Vitamina A em excesso pode provocar intoxicação.

Kits específicos

Lola Rapunzel


Trio maravilhoso e liberado para Low Poo da Lola, ainda estou usando e esperando completar 1 mês para colocar fotos dos resultados, mas por enquanto estou gostando demais!

-  Shampoo Rejuvenescedor: estimula a micro circulação sanguínea, proporciona uma sensação refrescante, ativa os folículos pilosos promovendo o crescimento dos fios e evita os estágios precoces da queda do cabelo.
- Tônico do Crescimento: fortalece o folículo capilar e faz com que a raiz fique forte e os fios tenham uma vida mais longa. É um tratamento contínuo para reduzir a queda do cabelo e estimular o crescimento. Promove fibras saudáveis e mais resistentes, evitando a queda constante e gradual.
- Milk Spray: previne o envelhecimento do cabelo. Possui fórmula ultra nutritiva que deixa o cabelo mais macio, sedoso e suave. É absorvido instantaneamente e hidrata profundamente cabelos secos e quebradiços.

Forever Liss Cresce Cabelo



Linha indicada para todos os tipos de cabelos, especialmente os frágeis e com queda. Benefícios:
- Crescimento acelerado
- Fortalecimento capilar
- Evita a queda
- Hidrata os fios agredidos
- Brilho intenso
- Sedosidade
- Maciez
- Restaura a saúde do bulbo capilar.
Ativos: Biotina (vitamina do complexo B, um ativo natural que estimula o crescimento agindo diretamente no folículo capilar, além de evitar a queda dos fios), Vitamina A (impulsiona o crescimento acelerado dos fios), Ceramidas (tem a função de manter a água e nutrientes dentro do fio tornando ele resistente e saudável), D’Pantenol (oferece hidratação máxima aos fios, proporcionando maciez e brilho).

Leia a resenha completa deste kit aqui.

Crecepelo

A linha é produzida na República Dominicana (mesmo lugar onde é produzida a linha Silicon Mix), sendo feita a partir de plantas naturais para promover o crescimento do cabelo. Sua fórmula inovadora e fitoterápica acrescenta nutrientes para a saúde, beleza, vitalidade, maciez e flexibilidade ao cabelo, ajudando o cabelo a crescer. Ela pode ser usada em todos os tipos de cabelo.

Leia a resenha completa deste kit aqui.

Óleos

Muitos óleos são conhecidos por sua capacidade estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que acelera o crescimento capilar.

- Óleo de Rícino: previne a queda capilar e pontas duplas, retira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa os fios mais encorpados.
- Óleo de Alecrim: estimula os folículos capilares, e como resultado o cabelo cresce mais rápido e mais forte.
- Óleo de Cenoura: rico em vitamina A, ajuda no crescimento capilar.
- Óleo de Jaborandi: estimula o couro cabeludo, adiciona brilho e trata a queda do cabelo.
- Óleo de Jojoba: doador de brilho aos cabelos, restaurador e estimulante do crescimento dos cabelos.

São diversos óleos, mas a forma de usar é a mesma: umectação capilar. Você pode usar apenas um deles por vez, ou misturá-los e fazer uma super umectação mega power. Eles devem ser aplicados na raiz, no cabelo seco (sujo mesmo ou limpo), faça uma pausa de no mínimo 2-4 horas e lave o cabelo normalmente. Você também pode dormir com a umectação e lavar o cabelo na manhã seguinte.

Leia aqui como eu faço a umectação capilar com óleo de rícino.

Tesoura - RUN FORREST, RUN!

Fuja, corra, não acredite que "cortar 2 dedinhos a cada 3 meses faz crescer ainda mais".

A verdade é uma só, se você quer fazer o seu cabelo crescer, não adianta cortar tudo o que ele cresceu depois de 3 meses. É fato que o cabelo dá uma estimulada depois de um corte, mas não o suficiente para se cortar toda hora né gente? Essa história de se cortar a cada 3 meses é para pessoas que querem MANTER o corte, que não estão querendo aumentar o tamanho.

O maior problema - reconheço por experiencia própria, pois eu cheguei a ficar 18 MESES sem cortar - é aguentar as pontas. Por isso, não deixe de ler o post completo sobre como recuperar e tratas as pontas.

Um comentário:

  1. Oi, vc continua usando o shampoo bomba? Estou com muita vontade de usar, mas estou sem coragem devido a comentários horríveis de que o cabelo cai... estou meio receosa de usar. Vc teve algum problema com o uso?

    ResponderExcluir