Hidratação Natureba

Babosa + Óleo de coco + Mel + Vinagre de maçã


Essa receita é só amor <3

Eu já havia feito separadamente uma hidratação com (apenas o gel de) Babosa, e posso dizer que sozinha, essa planta é maravilhosa para os cabelos. E também costumo usar o Vinagre de maçã para diminuir o pH do meu cabelo regularmente.

Mas eu queria mesmo era criar um "combo natureza", com funções chaves para os cabelos, e selecionei os quatro ingredientes acima pelas propriedades seguintes:

- Babosa: a Aloe Vera, como é chamada a principal espécie da Babosa, é um poderoso regenerador e antioxidante natural. A sua propriedade mais importante para os cabelos é a capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos danificado. Ou seja, ela hidrata e sela o cabelo. Função chave: regeneração.

- Óleo de coco: o óleo de coco, assim como outros óleos, atua sobre o fio formando uma capa protetora ajudando a reter a umidade, além de ser rico em vitaminas e minerais. Função chave: retenção da umidade.

- Mel: além de ser riquíssimo em vitaminas, minerais e aminoácidos, o mel surpreendentemente tem o pH bem baixo (por volta de 3-4). Então além de repor a fibra capilar com inúmeros nutrientes essenciais, o pH baixo ajuda no selamento das cutículas. Função chave: nutrição.

- Vinagre de maçã: como eu disse melhor no post Regulando o pH dos cabelos, acidifcantes são capazes de contrair as cutículas e assim, selar as escamas dos fios, deixando-os mais encorpados, com brilho e maciez. O melhor vinagre para este fim é o de Maçã, por conter traços de pectina, que atua como agente hidratante. Função chave: acidificação.

Eu selecionei estes "ingredientes" pelas funções chaves de cada um, portanto, eles podem ser substituidos por outros produtos capazes de desempenhar essas mesmas funções. Por exemplo, o óleo de coco pode ser substituido por vários outros óleos, como o de Oliva. Então caso você não se de muito bem com um ou outro, não se acanhe e mude mesmo!

Como fazer
O único que deu mais trabalho foi a Babosa, pois é preciso "abrir" a folha com uma colher para retirar o gel (que contém as propriedades). O resto eu fui apenas despejando em um pote (as quantidades coloquei no olho mesmo) e misturei com uma colher mesmo. Se você tiver em casa, eu recomendo misturar tudo com um Mixer, para tentar deixar a mistura mais homogênia. Eu só não fiz isso porque descobri na hora que o meu Mixer estava quebrado haha.


Com a mistura no potinho, eu então lavei meu cabelo duas vezes com um shampoo normal, sequei bastante o cabelo (na toalha mesmo, o importante é só não deixar o cabelo pingando água) e passei a mistura diretamente no cabelo, tentando desembaraçar com o Tangle Teezer. Tentando mesmo, porque é uma mistura nada emoliente e difícil de passar. No fim, eu apenas desembarecei o suficiente para sentir que tinha espalhado bem por todo o cabelo. Prendi o cabelo e fiquei com uma touca plástica descartável por 40 minutos.

Para finalizar, depois da pausa, eu enxaguei o cabelo para retirar o excesso, e passei um condicionador para dar uma condicionada.

Resultados
Gostei MUITO do resultado, meu cabelo ficou macio, sedoso e com muito brilho.
Porém, para a próxima vez eu pretendo substituir o óleo de coco por outro semelhante, pois pessoalmente não me dou muito bem com ele no cabelo. Meu cabelo responde muito melhor ao óleo de Oliva, por exemplo, ou Argan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário