Cauterização com Sfera Queratina Líquida - Carga Extrema de Queratina Inteligente

Cauterização, resumidamente, é uma carga de queratina selada através de escovação/chapinha, para reposição de massa capilar. É uma super reconstrução.

Os benefícios/finalidade de uma cauterização estão bem descritos na embalagem deste produto. É um tratamento para reposição de massa, restauração da fibra capilar, maior resistência, força e elasticidade aos fios.
Por mais que este produto não seja vendido em um kit para cauterização ou exclusivamente para este fim, ele é indicado como Passo 2 para Cauterização e Queratinização. Por isso, quando eu vi ele na Ikesaki a um preço bem amigo pelo tamanho, ~ 19 reais, imediatamente pensei nele para fazer uma Cauterização, ou até para borrifar em áreas muito danificadas antes de secar.

Mesmo sendo indicado para todos os tipos de cabelos, cabelos descoloridos/coloridos ou extremamente porosos costumam ver mais resultados. A cutícula do fio tem estar bem aberta para a queratina entrar e você sentir a reposição de massa.

O produto em si é bem líquido mesmo, não é pegajoso demais - por isso é bem fácil de ser aplicado, seca fácil - e condiciona moderadamente (ajuda a desembaraçar).

Como fazer / Aplicação

Nas instruções, é indicado que o produto seja aplicado nos cabelos limpos e úmidos, e que ele é sem enxágue. Segue o meu passo a passo:

1. Lave o cabelo duas vezes com um shampoo antirresíduos.
2. Utilize uma escovinha Tangle Teezer para desembaraçar ou algum pente/escova muito bom que desembarace sem quebrar o cabelo.
3. Seque com o secador até ficar 80% seco.
4. Divida o cabelo ao meio, e faça um lado da cabeça por vez.
5. Vá descendo mechas não tão pequenas, borrife com uma distância de 1-2 dedos da raiz, até o cabelo ficar bem molhado com o produto e espalhe com o auxílio de um pente fino. O produto é bem líquido e fácil de espalhar, não precisa borrifar muito para não pesar.
6. Faça uma pausa de 30 minutos para o cabelo absorver e secar um pouco.
7. Escove o cabelo até ficar completamente seco.
8. Com o cabelo todo escovado, divida novamente ao meio, e pranche mecha a mecha para garantir o selamento das cutículas.

Na teoria, este produto é sem enxágue e pode acabar após a chapinha. Se o seu cabelo não ficar nada pesado, na real é um péssimo sinal de que ele estava MUITO danificado e poroso haha. Quanto mais pesado o seu cabelo ficar, melhor na verdade ele estava.

Por isso, o último passo eu coloco como opcional e depende inteiramente do estado do seu cabelo. Se não ficar pesado, você pode encerrar a cauterização no passo 8 e esperar a próxima lavagem para tirar o produto.

9. Faça uma pausa de 2-4 horas (quanto mais tempo você puder esperar, melhor) e apenas enxague passando algum creme condicionante, como o Yamasterol (amarelinho) ou qualquer condicionador. Só lave com shampoo se você sentir que ficou excessivamente pesado. Finalize como você preferir.

Resultados

Após enxaguar e retirar o excesso, o cabelo fica super macio. Não é um tratamento para alisar nem reduzir volume, mas os efeitos na fibra capilar são bem visíveis.

O cabelo fica mais forte, encorpado, sem porosidade, alinhado, sem frizz e com mais volume = massa. Parece que você ganha cabelo. Melhora ainda mais na segunda lavagem, quando o produto sai completamente e você condiciona de novo.

Mas eu realmente recomendo ele principalmente para os cabelos de alguma forma descoloridos ou coloridos (com luzes, ombré hair, tingidos). A cutícula tem que estar muito aberta para você ver resultados legais com este tratamento. Fazia e gostava muito mais de cauterização quando estava com o descolorido do ombré hair.

Cabelos com progressiva, selagem ou qualquer outro com formol, dificilmente vão se dar bem cauterização. O formol sela a cutícula de tal forma que esta queratina pode não conseguir entrar no fio, e parecerá que nada foi feito.

Iluminação da foto ficou horrível :(
Eu acredito que a instrução meio vaga que vem na embalagem é justamente para não restringir o uso do produto apenas à cauterização, porque de fato, eu consigo imaginar ele sendo usado de várias formas:
- Borrifado antes de colorações para proteger.
- Se aplicado de leve, nas áreas mais danificadas, como leave-in.
- Junto com máscaras de hidratação.
- Depois de acificações.

E por aí vai.. É um produto bem versátil, de fácil aplicação e com um ótimo preço.

3 comentários:

  1. Olá!
    eu amei esse produto, eu fiz do jeito que manda a embalagem e realmente deixa o cabelo um pouco pesado e volumoso, mas deixa muito brilhoso, eu tenho cabelo com química de alisamento e fiz porque ele estava ficando quebrado na franja e com muitas pontas duplas, cortei os cabelos e comecei a usar a queratina e já faz um mês e não apareceu mais pontas duplas.

    ResponderExcluir
  2. olá, tudo bem? Essa queratina liquida é para o passo 2. Quais são os produtos para os outros passos... Qual seria o kit completo? obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Qual o processo para cabelo cacheado ?? Tem que fazer a escova e a chapinha ?

    ResponderExcluir