Resenha: Felps Macadâmia - Selagem Térmica

Testei e... quase morri.

Na composição não aparece o formol, e realmente não tem cheiro de formol. Mas que tem algo tão forte quanto formol, tem. Não sei se é o irmão, tio ou primo do formol, porque arde tanto quanto. Se não, mais. Vale dizer que no site em que eu comprei, foi vendido como um produto com uma "exclusiva base de extratos naturais sem formol, alisando de forma natural proporcionando suavidade e leveza aos fios."

Não aparece formol na composição (formol pode vir com os nomes de Formaldeído (Formaldehyde), Metanal (Methanal), Oxymethylene, Methylaldehyde, entre outros)
Na teoria, é uma selagem térmica para cabelos quimicamente tratados. Reduz o volume enquanto recupera e protege a estrutura dos fios contra os danos causados pelos processos químicos e agentes externos. Elaborado com aminoácidos e óleos especiais, restaura a parte de dentro e de fora da fibra capilar pós alisamentos e descolorações com a reposição dos nutrientes necessários para a saúde dos fios.

Como eu fiz

Eu tenho uns "redemoinhos" na franja e vira e mexe preciso fazer algo lá. Como eu queria fazer apenas uma ou duas mechas de teste, resolvi começar por lá mesmo.

Lavei só a franja duas vezes com um shampoo de limpeza profunda e prendi o resto do cabelo. Depois eu sequei com o jato frio do secador e dividi a minha franja em quatro partes, fui passando com um pincel e espalhando com um pente. No final da segunda parte eu já mal conseguia enxergar de tanto que eu lacrimejava. Foi um parto terminar de passar o produto com o pincel e o pente porque chegou uma hora em que eu simplesmente fechei os meus olhos e fui passando às cegas.

Depois então eu teoricamente deveria escovar, o que foi simplesmente impossível. Quando eu passei a escova e levantou aquele vapor, eu quase morri intoxicada. Isso que eu fiz tudo com o ventilador de teto ligado no máximo. Então eu fui passando a escova de leve só para garantir que ficasse tudo meio seco. Tudo isso, de novo, tive que fazer com os olhos completamente fechados.

Para finalizar eu passei a chapinha, da forma mais rápida que deu. Eu estava desesperada pra tirar aquilo de mim, gente. Assim que eu percebi que meu cabelo esfriou, eu fui para o banho.

Resultados

Quanto à proposta da Felps, de alisar ou selar o cabelo, acredito que o mais correto seria eu me abster. Por causa da aplicação traumática, acredito que eu não fiquei com o produto por tempo suficiente para ele agir. Sinceramente, acho que nem a aplicação eu consegui fazer direito.

Minha franja continuou com o redemoinho dela e eu não senti os fios incrivelmente selados. Mas a real é que eu não sei dizer se foi culpa da eficácia produto ou da minha aplicação problemática.

O fato é que nunca, nunca, algo ardeu mais os meus olhos do que isso. Acho que eu nunca chorei tanto na minha vida.

Não vou nem dizer que "se você não for tão sensível pode sofrer menos do que eu", porque eu fiz progressiva por quase 10 anos e nunca passei por isso. E não sei que milagre um profissional poderia fazer que ardesse menos.

Mas, se você é zero sensível e topa qualquer coisa pra alisar e diminuir o volume do seu cabelo, pode ser que valha a tentativa. Pelo menos o preço dele é bom.

7 comentários:

  1. Oi lindinha, que bom que foste a cobaia rsrs. desculpa mas, queria comprar e adorei teu post, foi bem claro e m ajudou muito, não consigo suportar esses cheiros fortes destes produtos e por mais que digam que não tem formol, sempre tem algo igual ou pior que asfixia. muito obrigada, foi ótimo!! um forte abraco. (isso é de utilidade publica)

    ResponderExcluir
  2. O ativo dele é ácido acético, por isso arde tanto quanto o formol.

    ResponderExcluir
  3. olá, comprei hoje e fui testar... quase morri... pena que não li seu teste antes... apliquei no cabelo todo, mas não consegui secar, muito menos usar a chapinha... liguei a água fria e fiz uma mascara de hidratação... minha mascar é super cheirosa, mas mesmo assim to sentindo o cheiro ardido ainda nos cabelos ...

    ResponderExcluir
  4. Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo,Rindo......Meu Deus!

    ResponderExcluir
  5. Olá quero parabenizar seu Post está completamente correto em td q diz... Comprei esse produto pra testar e senti td da mesma forma q vc relatou...escolhi a selagem porq não estava afim de fazer uma progressiva no momento mas antes tivesse feito.. teria sofrido menos

    ResponderExcluir
  6. O produto precisa ficar no cabelo 3 dias, igual uma progressiva. Depois de passar a chapinha, deixa lá e lava 3 dias depois. Assim garante mais a eficiência do produto.

    ResponderExcluir
  7. quase morri asfixiada com esse produto, ja tinha feito outras progressivas e apenas dava uma irritadinha de leve, mas com isso nem usando máscara, ventilador ligado parava com a imensa irritação que ele causa, pelo menos o produto foi barato porém nunca mais!

    ResponderExcluir