Tonalizando com L'oreal Imédia Excellence Ice Colors 12.111 #Fetiche

É uma coloração, mas sim, eu usei para tonalizar!

Diferença básica entre coloração (tintas) e tonalizantes: tintas possuem amônia, sendo assim mais "fortes" que tonalizantes. Ou seja, não apenas doam determinado tom/cor aos fios, como os preparam (abrem as cutículas) para receber essa cor. Por isso que tonalizantes saem mais facilmente com as lavagens e não conseguem modificar muito o tom natural do cabelo.
Sendo assim, como o meu cabelo já foi descolorido quando eu fiz o ombré, o mais inteligente e menos agressivo seria usar um tonalizante, certo? Mas como eu sou teimosa e queria experimentar essa coloração, eu a usei com algumas modificações :)

Aviso amigo: eu recomendo que você utilize esta tinta sozinha apenas se você tiver experiência com colorações. Eu não sou colorista, por isso, na dúvida, sempre indico procurar um profissional. Em segundo, sempre faça um teste de mecha para confirmar a cor e descartar alergias. Por fim, siga as instruções do folheto que vem na caixa. É fácil e bem explicado :)

Como eu usei

Eu usei ela no meu cabelo já descolorido - fiz o ombré em um salão, com um cabeleireira incrível - para renovar o tom do ombré.

Essa coloração é um kit com 4 itens: sérum protetor pré-coloração, bisnaga do colorante, creme revelador (que nada mais é do que a água oxigenada de 40 volumes) e um tratamento condicionador (pós-coloração).

Como onde eu pretendia passar já estava descolorido, eu não usei essa água oxigenada de 40 volumes, pois seria muito forte.

Passo a passo:
1) Passei o sérum protetor em toda região que receberia a coloração, e fiz uma pausa de 5 minutos.
2) Misturei em um pote mais ou menos 1/4 da bisnaga do colorante, água oxigenada de 20 volumes na mesma proporção do colorante (1:1) e metade do tratamento condicionador que veio no kit.
Eu fiz isso para "diluir" a mistura, não ficar tão forte e facilitar a aplicação já que eu só usei 1/4 da bisnaga.
3) Passei do meio para as pontas com um pincel e um pente, usando as luvas descartáveis que vem no kit, massageando bastante.
4) Não cheguei a fazer pausa e fui vendo o tom enquanto massageava a mistura no cabelo. No total, foram 3 minutos. Fiz em uma mechinha um teste antes, e fazendo uma pausa de 10 minutos, meu cabelo ficou A-ZUL.
Então o segredo é não tirar o olho, caso o seu cabelo já esteja descolorido e você pretenda usar como tonalizante, como eu.
5) Lavei e apliquei um regulador de pH para fechar as cutículas.

Resultados e conclusões

Sem dúvida foi a melhor coisa que eu já passei para neutralizar tons amarelados/alaranjados.
Mas realmente tem que tomar cuidado para o seu cabelo não ficar azul.

Por isso, se a ideia for tonalizar luzez/mechas/ombré (ou seja, cabelo já descolorido), talvez o melhor seja misturá-la com uma outra coloração que não tenha nuances cinza, por exemplo, louro claríssimo perolado, na proporção 2:1 (2 de louro claríssimo perolado e 1 de fetiche). Assim, essa coloração Fetiche entraria como o neutralizador cinza, e eu não me preocuparia em ficar com o cabelo azul.

Achei que o tom dela é mais para o cinza/branco, nada de gelo como o tonalizante 10.12 Milk Shake Gelo Perolado.




Muito poder a Neutralização Triplo Cinza
Um mês depois de tonalizar (e um corte de 6 dedos)

Como coloração
Em uma mechinha virgem do meu cabelo, eu cheguei a fazer outro teste dessa coloração, com o creme revelador de 40 volumes que vem no kit. Fiquei por uma hora com a coloração nessa mechinha, e vou dizer que foi bem decepcionante. Abriu muito POUCO, coisa de uns 3 tons.

Porém, verdade seja dita, nada que não venha escrito na própria embalagem. No verso da caixinha, vem claramente escrito que ela só abre até 4 tons.

Então se você quer ficar platinada com essa coloração como a moça da foto, vai ter que descolorir um pouco antes. Minha maior recomendação é fazer isso num cabeleireiro experiente para não acabar laranja/frustrada/estragada.

Hey...
Não deixe de ler a publicação sobre Como tratar e manter cabelos loiros / descoloridos :)

25 comentários:

  1. Obrigada pela dica de usar como tonalizante! Estou procurando resenhas dessa tintura porque comprei uma caixinha mas meu cabelo já é descolorido (inteiro, com meio dedo de raiz). Achei que o creme 40 ia ser demais pro meu cabelo, então queria achar mais alguém que usou. Ainda bem que não passei no meu sem pesquisar, ia ficar com a raiz acobreada e o cabelo azul!

    ResponderExcluir
  2. Olá só Jessica, tenho o cabelo castanho escuro e com um pouco de ombre nas pontas ja descoloridas e queria passar nessas pontas, da forma q passou no meu ombré tenho alguns fiozinho escuros acha q tem algum problemas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avatar
      Maira Goulart
      um ano atrás
      então, eu queria meu cabelo cinza, chumbo. descolori ele e joguei a tinta grafitte, algumas partes ficaram cinzas, outras azulado, mas o q me incomoda mesmo, é perto da raiz q ficou um amarelo esverdeado... eu corrijo como pra ficar cinza?

      Excluir
  3. Aihh obrigada vou testar, depois volto p contar...obrigada pela resposta adorei seu blog e sua atenção e vc é linda *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Bruninha, menina fiz ontem no meu cabelo... a menina da perfumaria ficou me colocando medo, quando disse q ia usar como tonalizante e água oxigenada vol 20, mesmo assim arrisquei, umedeci um pouco o cabelo e coloquei 2 colheres de creme branco, fiquei uns 3 minutinhos, igual vc, meu cabelo ficou um loiro perola, eu ameiii quero um pouquinho mais claro, daqui 20 dias arrisco mais uma vez, acho q meu cabelo não corria tanto o risco de ficar azul pq ele não estava um loiro claro, tava meio oxidado o loiro que nem shampoo roxo dava jeito... Mais uma vez obrigada pela dica, o seu blog é o único contendo a resenha desse produto... #voudivulgarseublog ♥ beijoss Jessica

      Excluir
  4. Oi Bruna! Seu blog é realmente o único que contém informações sobre esta nova linha de coloração da L'oreal, parabéns por inovar! Tenho uma dúvida: no teste que você fez com a mecha virgem do seu cabelo, utilizando a tintura com a ox de 40 que vem na mesma embalagem, além de não ter clareado muito (cerca de 3 tons, como você havia explicado), você percebeu se este pouco clareamento "puxava" para tons quentes (amarelo e/ou laranja) ou o efeito "triplo cinza" funcionou e, embora tenha clareado pouco, ficou um louro escuro acinzentado, algo como 7.1, por exemplo? Pergunto isso, pois que tem ombrè ou californianas e quiser dar uma clareada geral (menos na raiz e gradativamente mais nas pontas), poderia usar esta coloração no cabelo todo, certo? Claro que, deixando agir mais tempo na raiz e puxando para as pontas apenas no final, poucos minutos antes de lavar. O que você me diz? Agradeço a atenção!
    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou sim, Bruna. Obrigada! Embora meu cabelo natural seja castanho médio, ele tem uma forte tendência a clarear "puxando" para tons quentes (amarelo e laranja), então, realmente não será possível a aplicação no cabelo todo como eu havia imaginado. Mais uma vez, agradeço sua atenção e sua resposta tão rápida! Um abraço e sucesso!

      Excluir
  5. Meu cabelo tem luzes e a raiz (ja esta com uns 4 dedos) é loiro escuro, se for usar ele como tonalizante passo nele todo ou só do meio para as pontas?

    ResponderExcluir
  6. Meu cabelo ja é loiro.. queria so dar um brilho focando nas pontas.. você acha essa tinta uma boa opção ?

    ResponderExcluir
  7. Oi meu cabelo esta descolorido um amarelo ovo na raiz e as pontas laranjas como devo usar? Com ox de 10 ou a 40 da caixinha?

    ResponderExcluir
  8. Usei o tonalizante #fetiche da Loreal, só uso produtos da marca a muitos anos e quero alertar para um PERIGO. Quem tem cabelos muito finos, como o meu caso e utilizar esse tonalizante, corro o risco de ter os fios do cabelo sériamente danificado. Tive mais de 20 cm do comprimento do fio emborrachado. A situação foi tão grave, que precisei procurar um médico, pois em menos de uma semana, meu cabelo ja tinha reduzido um palmo de comprimento. Pois molhado ele fica elastico e seco ele quebra em pedacinhos minusculos.
    No mesmo dia que apliquei o produto, ja entrei em contato com a empresa, pois como segui a risca as instruções do folheto, queria saber oque estava acontecendo e oque deveria fazer. A Empresa se limitou a dizer que poderia ser um problema de armazenamento( que poderia ter ficado no sol o produto, enquanto transportado ou na empresa que o vendeu) e que dispunha a me enviar um potinho de creme hidratante para que eu não ficasse com uma imagem ruim da marca.
    Em resumo, Estou com os cabelos curtissimos, muito quebrados, porque a quimica do produto é muitissimo forte para cabelos finos.... Então cuidado. O correto e que não consta na embalagem, é fazer um teste de mecha, para ver se o seu cabelo responde bem ao produto que vc vai usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila. O seu relato é pertinente e super importante, mas pela minha experiência com outros produtos e cabelos, tendo inclusive já usado essa coloração para tonalizar o cabelo da minha mãe q é o cabelo mais fino q eu já vi na vida, posso te dizer q se o seu cabelo estiver muito danificado ou se o "alinhamento dos planetas" não colaborar, isso poderia ter acontecido com QUALQUER coloração. Da L'oreal, Amend, Alfaparf, enfim, qualquer marca. Teste de mecha é recomendado antes de qualquer química, de colorações a progressivas. Vale lembrar q usar coloração sozinha em casa não é algo tão simples, muita coisa pode dar errado. Você pode não ter experiência e fazer algo errado, a saúde do seu cabelo pode estar muito mais comprometida do q vc pensa, vc pode ter alguma alergia, enfim, te garanto q o perigo não está nesta coloração em particular. :)

      Excluir
  9. Olha... eu tenho luzes no cabelo mas estava com uns 4/5 dedos de raiz natural (cabelo castanho escuro). Usei a tinta 12.111 conforme as especificações da caixa. Deixei por 40 minutos a mistura (água oxigenada 40 e a coloração) na raiz e depois passei o restante no comprimento/pomtas do cabelo q já estavam descoloridas e deixei por 10 minutos. A raiz do meu cabelo simplesmente ficou loirissima. Como se eu tivesse passado descolorante. Ja a parte descolorida ficou azulada. Nitidamente azulada. Mas no fim amei o resultado final e usarei a tinta novamente

    Ana carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina! Caramba sério q clareou bastante sua raiz? Vc não tinha descolorido nem um pouco antes? E ela deixa azul mesmo aonde já está descolorido haha. Eu não consegui clarear muito meu ruivo natural com ela =/

      Excluir
  10. Oii, fiz a global descolori tudo, só que no meio manchou, ta com uma faixa no meio do cabelo meio amarelo/laranja e raiz e pontas claras, como faço pra igualar tudo, tentei essa tinta mais n fiz direito acho q n pegou, gosto bem branco como a foto dessa caixinha da 12.111

    ResponderExcluir
  11. oi Bruna
    Meu cabelo tem luzes se eu passar com a ox vol 10 sera q a tinta vai pegar nos fios pretos

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela dica, já tenho luzes e estava com medo de usar essa tinta como tonalizante e acabar amarelando ainda mais, mas você me ajudou e tirou minha dúvida.

    ResponderExcluir
  13. Pintei meu cabelo com a tinta loreal 12.111 ais ficou um tom avançado,se eu usar novamente com o 20 fica loiro?

    ResponderExcluir
  14. Eu usei essa coloração é simplesmente amei. Passei do meio para as pontas, pois a raiz estava mais escura que o restante. Deixei agir por uns 7 minutos. Na primeira lavada ficou um pouco chumbado, mas ja na segunda ficou um cinza do jeito que queria. Recomendo, mas com cautela, pois ela realmente não clareia cabelos virgens e escuros. O meus já estava descolorido e o que eu queria era neutralizar os laranjas e funcionou.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna ,td joia? Achei vc uma simpatia, responde todas as dúvidas e isso é bem.bacana. vou fazer luzes hj. Tenho o 12.11 Alta moda, alphaparf. Minha dúvida:*passo só na parte dasuzes ou tirou a touca e passo no cabelo todo?
    *Depois do descolorante,p ara receber o tonalizante, passo shampoo ou só água mesmo?
    *Posso usar o 12.11 sozinho ou vc indica q eu misture com outro tom? Grata desde já, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Ro!! Miga vou tentar te ajudar haha mas a real é q eu não sou colorista e não tenho experiência em fazer luzes, apenas tonalização de manutenção. Eu tentaria só passar na parte das luzes, para não correr o risco de manchar ou danificar mais nada. Acho q vc pode tirar o descolorante só com água mesmo, massageando pra tirar tudo, depois passa a tinta/tonalizante só nessa região, e só depois de enxaguar isso eu tiraria a touca. Mas eu não me indico como a melhor pessoa para te aconselhar com isso haha tenta ver uns vídeos no YouTube, Ro! Quanto a misturar ela com outros tons, acho a depende do q vc esta querendo Ro, esta coloração da Alta moda é bem acinzentada, se vc quiser algo mais suave, poderia misturar com alguma tinta pérola/pastel. Espero ter ajudado um pouquinho :)

      Excluir
  16. Querida eu amei o seu blog... Parabéns !!! Seu ruivo tb é lindo. Eu estava com luzes mas, a seis meses enjoei e comecei a pintar mensalmente com a 7.77 da Agora (cobre intenso) mas, enjoei. Se eu Passat essa 12.111 da L'Oréal vai ficar como? Mais alaranjado ou ele terá um resultado mais para o loiro? Queria evitar a decapagem ou pintar de escuro e puxar mechas depois pois meu cabelo não aguenta muito bem a descoloração. Grata e sucesso ��

    ResponderExcluir
  17. Bom dia preciso de uma ajuda tenho luzes no cabelo e depois de um tempo passei uma tinta da amend 12.89 passei na raiz e nas pontas na luzes clareou um pouco e na raiz ficou um loiro estranho como se eu tivesse passado á muito tem ficou com um tom te de tinta velha ficou um loiro meio acobreado Velho se eu passa exellence fetiche ele ficaria loiro completa mete me ajuda por favor.

    ResponderExcluir