Confissão: eu não uso condicionador

Pois é pessoal, desde 2009 eu não sei mais o que é usar um condicionador no banho, apenas máscaras.

Whaaaaaat?
Não precisa ficar surpresa, indignada ou se perguntar como isso é possível haha

Basicamente, depois de lavar o cabelo com shampoo, eu só uso máscaras, em toda lavagem, sem passar condicionador depois. E isso é muito possível. O meu cabelo não fica pesado, mais nem menos oleoso por isso.

Se eu acho que condicionador é ruim e deveria cair no desuso? Não, gente!

Eu parei de usar condicionador porque o meu cabelo, ruivo natural, tem algumas particularidades que exigem hidratações mais intensas:
1. Desde os meus 4 aninhos eu seco o cabelo com secador, e com bastante frequencia modelo minhas pontas na chapinha. Portanto, meu cabelo está sempre sendo submetido a estresses térmicos que o deixam mais fragilizado.
2. Ruivo natural é uma cor muito bonita, rara, legal, eee... difícil de lidar. O cabelo ruivo costuma ser muito mais poroso, volumoso, difícil de controlar, os fios são mais grossos e frizz é apelido carinhoso. Eu sempre senti como se tivesse um cabelo "naturalmente" colorido.
Não acredita em mim, então acredite na também ruiva natural Julianne Moore hahaha

https://www.youtube.com/watch?v=9z93msJbJm8
3. Eu sou muito exigente. Sabe aquela sensação de cabelo maravilhoso de quem acabou de sair do salão? Pois é gente, eu quero isso todo dia que eu lavo o meu cabelo hahaha.

Portanto, não, eu não acho mesmo que abolir o uso de condicionadores seja a solução para todos os cabelos. Cabelos naturais, não ruivos, pouco submetidos a estresses térmicos (secador/chapinha), ou se você simplesmente não se importa de ficar um dia ou outro com o cabelo mais ou menos, podem achar esta medida desnecessária (e cara).

O que eu faço?

Como eu expliquei no post sobre a diferença entre produtos para manutenção e tratamento (leia aqui), eu sempre alterno entre máscaras/produtos para manutenção e tratamento, conforme eu acho que o meu cabelo precisa.

Pelo menos 1 vez na semana eu uso algum tratamento, e nos outros dias uso máscaras mais leves para manutenção. Obs.: eu sempre lavo o meu cabelo dia sim, dia não.

Prós x Contras

A maior vantagem, sem dúvida, é sempre sentir o meu cabelo impecável, como se eu tivesse acabado de sair do cabeleireiro. Não existe cabelo mais ou menos ou prender o cabelo porque ele está feio.

Na prática, o que eu fiz foi trocar condicionadores por máscaras. Portanto, a única desvantagem que eu vejo é financeira. Máscaras, principalmente as boas de tratamento, são muito mais caras que o condicionador basicão da Pantene.

Conclusão

Desmitificando, essa troca não deixa o meu cabelo pesado nem interfere na oleosidade natural da minha raiz. Simplesmente porque o meu cabelo precisa disso.

Se você compartilha de alguma das minhas "particularidades", seja porque o seu cabelo é naturalmente poroso ou se você colore/descolore, eu recomendo tentar a troca.

Use sempre máscaras - de tratamento ou manutenção - e eu duvido que você vai ter problemas com ressecamento ou falta de sedosidade.

Ressalvinha

Eu tenho sim 2 condicionadores no meu banheiro haha mas eu só uso eles como "finalizadores" de tratamentos como a Cauterização ou para misturar com tonalizantes.

3 comentários:

  1. Olá Bruna!
    Adorei seu blog, e quero que saiba que também não uso condicionador para nada, só máscaras. Meu cabelo é liso na raiz e cacheado nas pontas. Além disso faço luzes. Não gosto de secador nem chapinha, então faço a acidificação com vinagre de maçã uma vez por mês. Você também usa vinagre de maçã?
    Um beijo e muito obrigada por compartilhar as informações de uma forma tão clara e sincera!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Eu também sou ruiva e estou tendo problemas com o meu cabelo. poderia me passar quais máscaras você usa no dia a dia? beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Juh!! As máscara q eu mais gosto para o dia a dia são: Forever Liss Banho de Verniz, Crecepelo, Silicon Mix Bambu, Salon Line meu pudinzinho de coco, Lola Morte Súbita, Natura SOU Recuperação Intensa e Eico Desmaia Fios.

      Excluir