Diferença entre produtos para tratamento e manutenção

Que existem muitas diferenças entre os mais diversos tipos de hidratações e tratamentos, a maioria já sabe né?



A diferenciação que eu vejo sendo usada ultimamente segue os infinitos cronogramas capilares inventados por aí, que usam diferentes produtos para Nutrição, Hidratação e Reconstrução.

A Inoar até fez a linha Doctor que contém essas três máscaras, a de Nutrição para repor os óleos, a de Hidratação para repor a água e a de Reconstrução para repor massa.

Acho fofo, mas pouco prático. Sinceramente, na vida real, é difícil olhar para um cabelo e falar "Ah meu bem, aí está faltando água/nutrientes/queratina/unicórnio/bicicleta".

Se você seguiu algum cronograma capilar e deu super certo, ótimo para você, sério. Mas o que eu defendo é praticidade e simplicidade. É poder chegar para alguém que não entende sobre cabelos e tratamentos ou não tem tempo e falar "Você precisa de A ou B", sem mais.

E esse A ou B, para mim, eu diferencio entre produtos para Tratamento e Manutenção.

Tratamento
Produtos para tratamento recuperam o cabelo de dentro para fora, ou seja, eles penetram em cada fio e recuperam ele estruturalmente
Assim, você consegue perceber os efeitos no seu cabelo até depois de outras lavagens.

São produtos para reparação profunda e prevenção de danos. Muitas vezes o cabelo fica ainda melhor justamente só na segunda lavagem.

Repõem massa, eliminam porosidade de cabelos descoloridos, recuperam as pontas, fortalecem os fios, acabam com elasticidade. E tudo isso, por pelo menos algumas lavagens.

Exemplos:
- Máscara L´oreal Professionnel Absolut Repair
- Máscara Redken All Soft Heavy Cream
- Máscara Schwarzkopf BC Bonacure Repair Rescue Deep Nourishing
- Máscara Senscience Inner Restore Intensif Deep Repair
- Lola Umectação Oliva
- Máscara Wella Professionals Enrich Self Warm Mask
- Máscara Lola Legalmente Loira
- Truss Uso Obrigatório Reconstrutor Capilar
- Lola Tarja Preta - Queratina Vegetal Líquida
- Sfera Queratina Líquida - Carga Extrema de Queratina Inteligente
- Máscara Joico K-Pak Intense Hydrator
- K.Pro Ph Balancer Acidificante

Manutenção
Produtos para manutenção são aqueles que visam manter o estado do cabelo ou conseguem no máximo reparar por utilização, entregando mais brilho e sedosidade do que reparação profunda.
Ou seja, você percebe os efeitos por aplicação, e na lavagem seguinte é vida que segue.

Não que sejam produtos ruins ou mais fracos, eles simplesmente não agem dentro do fio a ponto de alterá-lo. Eles são capazes de reparar até as pontas, eliminar porosidade, mas não repõem massa e dificilmente acabam com elasticidade.

Os efeitos mais notáveis de produtos para manutenção são sedosidade, brilho, leveza e alinhamento.

Exemplos:
- Máscara Crece Pelo Boé
- Máscara Silicon Mix
- Máscara Sweet Hair Corazón de Melón Alquimia
- Máscara Sfera Desamarelador
Ampola Hidro-cauterização Pantene 3 minutos milagrosos
- Máscara John Frieda Sheer Blonde Hair Repair
- Máscara Lola Morte Súbita
- Aussie 3 Minute Miracle

Como aplicar o conceito na vida


Em primeiro lugar, é necessário analisar o estado do seu cabelo, e decidir se ele precisa de um tratamento profundo ou apenas de uma hidratação.

Se ele estiver muito danificado e você precisar recuperá-lo de maneira duradoura, escolha um produto para tratamento. Se você acabou de fazer uma cauterização e o seu cabelo está reparado, use um produto para manutenção.

Com o tempo, esta análise pode ser trocada por um revezamento. Então em uma lavagem você usa um produto para tratamento, e na seguinte um para manutenção. Conforme o seu cabelo for se recuperando, você vai espaçando mais o uso de produtos para tratamento.

Como eu faço

Antes de ir para o banho, eu dou uma olhada rápida no meu cabelo. Vejo o estado das pontas, quão poroso está o descolorido, se está com muito frizz ou volume, ressacado ou com aparência de quebrado.

Se ele estiver ok, e se fizer muito pouco tempo que eu fiz um Botox Capilar ou uma Cauterização, escolho alguma máscara para manutenção.

Já se eu perceber que está ressecado demais e as pontas acabadinhas, vou para algum produto para tratamento.

Posso sempre alternar produtos para tratamento e manutenção a cada lavagem, bem como posso ter cacheado minhas pontas na chapinha e achar que preciso de algo mais intenso, de novo.
Enfim, não defendo nenhum cronograma inflexível ou revezamento fixo. O segredo está em avaliar o seu cabelo e ponderar se ele precisa de um tratamento mais intenso ou não.
Boa parte das minhas máscaras favoritas são de manutenção - Crece Pelo Boé, Silicon Mix, Sweet Hair Corazón de Melón Alquimia, Sfera Desamarelador, Lola Morte Súbita - e nem por isso deixaria alguma delas fora do meu Top Melhores Máscaras, porque sei que nem sempre o meu cabelo precisa de um tratamento profundo.

Aliás, o melhor resultado que já tive foi passar a máscara Crece Pelo Boé na lavagem seguinte à Cauterização da Sfera:


Nenhum comentário:

Postar um comentário