Tipos de escovas para fazer escova e suas diferenças

De tudo o que influencia uma boa escova ou até mesmo aquela secadinha básica, da hidratação que você faz ao leave-in que você passa antes, da qualidade e potência do secador ao óleo que você passa depois, é o tipo da escova que vai modelar e ditar o resultado final.

Fazer uma escova digna de salão depende de tudo isso, não se engane. Quanto mais destes itens você respeitar - hidratação, leave-in, secador, escova e óleo - mais completa e impecável ficará sua escova. Até aquela secadinha básica para não dormir com o cabelo molhado vai sair melhor.

A diferença entre escovar o cabelo e secar está basicamente na quantidade de cabelo trabalhada por vez. Uma escova apropriada separa o cabelo em três partes (trás e lados) e escovamos mecha a mecha. Desta forma, garantimos que a escova passe no cabelo inteiro. Quando apenas secamos o cabelo, não fazemos divisões e só passamos a escova aonde precisamos dar uma ajeitada, por exemplo, na franja ou naquelas ondulações insistentes da nuca.

Tudo isso para dizer que uma boa e apropriada escova é indispensável desde a mais completa escovação à secadinha mais básica. Muitas vezes apenas dar uma passada rápida com a escova pelo cabelo todo garante muito mais brilho.

Eu separo as escovas em apenas dois tipos -  escovas com cerdas mistas (naturais + sintéticas) ou simples (separadas/vazadas - sintéticas) - que podem apresentar ainda outras duas variações - tamanho (diâmetro) e material de revestimento.

Cerdas Mistas

As cerdas laranjas são as sintéticas, normalmente são de nylon. As marrons são as naturais, de javali
Escovas com as cerdas mistas possuem cerdas naturais de javali e sintéticas de nylon. Assim, a escova fica bem mais "cheia" o que proporciona maior tração na escovação. Você sente esta escova de fato puxando o seu cabelo. Por isso, ela é mais indicada para alisar, de cabelos crespos a ondulados.

Mista


Cerdas Simples

Tudo nylon
Estas escovas possuem apenas cerdas sintéticas (nylon), separadas/vazadas. Sem as cerdas de javali para "puxar" o cabelo, esta é a escova para modelar, pois desliza com muito mais facilidade. Cabelos mais lisos ou pouco ondulados podem ser escovados com escovas deste tipo para não ficarem tão chapados. Se você está procurando uma escova para modelar as pontas, opte por estas.

Simples


Variações

Tamanho
Independente do material, você sempre vai encontrar uma infinidade de tamanhos e diâmetros diferentes, para cada tamanho e volume de cabelo.

Eu costumo seguir a seguinte regrinha para escolher o tamanho da escova, de acordo com o cabelo:

- Cabelos finos/curtos: diâmetros abaixo de 45 mm.
- Cabelos médios: diâmetros entre 45 e 55 mm
- Cabelos grossos/longos: diâmetros acima de 60 mm.

Se você estiver fazendo escova para alisar, ou algum procedimento que envolva alisamento (progressiva), opte por uma escova maior do que a que você está acostumada a usar.

Mas a real é que escovar depende também muito de jeito e costume. Se você for acostumada e se der bem com determinado tamanho, se jogue. O que importa é o cabelo ficar bem escovado :)

Agora, se você anda reclamando muito do seu cabelo logo depois que você seca, pode ser que você esteja usando um tamanho inadequado. Já vi muitas pessoas que deixaram o cabelo crescer da orelha até a cintura e continuaram usando a mesma escovinha. Aí não dá né, gente.

Revestimento

Aqui pelo menos não tem muita dúvida: procure SEMPRE por revestimentos de cerâmica. Devido à sua capacidade de reter calor, ajudam a modelar e dão mais brilho (o calor ajuda a selar as cutículas).

Cabo

Este é um aspecto que eu não vejo influenciar tanto no resultado da escova, estando mais ligado ao seu conforto durante o procedimento.
Já li por aí que cabo de madeira diminui eletricidade dos fios, mas eu acho isso meio suspeito. Você passa o cabo da escova no cabelo? Difícil né? Opte pelas escovas com cabos de borracha, por serem melhores de se manusear. Escovas de madeira costumam ser mais pesadas, o que cansa mais a mão.

Resumo / Conselhos

- Se você não tem muita prática ou talento haha, opte pelas escovas de cerdas mistas. Como elas puxam muito mais o cabelo, facilita a vida dos menos acostumados. O cabelo desliza mais devagar por causa da tração e é mais fácil de controlar. As de cerdas simples requerem um pouco mais de agilidade.

- Se você quer dar mais volume às suas pontas, opte por uma escova de cerdas simples, revestimento de cerâmica e de tamanho médio para cima.

- Para procedimentos como progressiva, botox capilar e cauterização, use as escovas de cerdas mistas. Como ela tensiona muito mais os fios, fica bem mais fácil secar com os produtos no cabelo.

- Há também escovas apenas com cerdas naturais de javali. Não recomendo haha falta a tração das mistas e nem tem a suavidade das simples separadas/vazadas.

6 comentários:

  1. Olá, Bruna!
    Muito boa suas dicas, já estava procurando por algo assim há algum tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Escova de madeira pode ser usada pra fazer escova 😁?

    ResponderExcluir
  3. O meu secador tem potência de 1900w, mas ele literalmente derrete minhas escovas. Existe alguma escova que não derrete? Nem sei se é por causa da qualidade da escova, mas 2 já derreteram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirele! Nossa q estranho, meu secador tem 2100w e isso nunca aconteceu, eu acho q pode ser suas escovas! De qual marca vc usa?

      Excluir
  4. minhas escovas tb derretem aquelas parte das bolinhas de borracha. e pago caro nas minhas escovas

    ResponderExcluir