Resumão: como tratar e manter cabelos descoloridos / platinados / com luzes, mechas, ombré

A dúvida foi imortalizada pela Marilyn Monroe no filme "Os Homens Preferem as Loiras" em 1953, mas a necessidade de se tratar (e muito) cabelos descoloridos existe desde que loiro é loiro.

Cena icônica do filme "Gentlemen Prefer Blondes"
Como eu já disse lá no Sobre a Bruna, praticamente durante toda a infância que eu tenho memória, eu fui bem loirinha. Mas eu só soube quanto trabalho dá manter e cuidar de cabelos loiros agora que, ruiva, eu fiz o ombré.

Baby Bruna /
A alegria de quem não sabia o que era porosidade
Vou então listar tudo o que neste último ano eu percebi que faz a diferença nos cabelos loiros.

Matizar

Usar produtos com o pigmento violeta / roxos eu coloco como o primeiro passo quando ficamos loiras. Muitos cabeleireiros matizam, inclusive, imediatamente após fazer as luzes. Há até quem só matize e nem use tonalizante.
A ideia de se matizar é neutralizar tons amarelados/alaranjados, resultantes do processo de descoloração. Matizar não significa tonalizar nem hidratar. 
Hoje em dia é possível encontrar shampoos, condicionadores, máscaras e até botox capilar que também matizam. Mas considero o Magic Color Gloss Matizador 3D Ice Blond o melhor produto para matizar, porque além da sua qualidade incontestável, ele é especifico para isso e, por isso, pode ser usado de outras formas. Você pode adicionar ele a qualquer máscara e transformá-la na hora em matizadora.
Matizador multifuncional
Tonalizar

Por mais que eu veja muito video por aí de cabeleireiras apenas matizando depois de fazer luzes, eu defendo muito usar qualquer tipo de tonalizante, ou até mesmo tinta, depois de descolorir.

Eu defendo isso porque além de poder chegar no tom exato que eu quero, dar algum pigmento para aquele fio que você acabou de arrebentar, por mais claro que seja este pigmento, ajudar a reparar o fio. Pensa que você acabou de "arrombar a porta" de cada fio para tirar toda melanina lá de dentro, o que poderia ser melhor do que devolver um pouquinho com um tonalizante?

Assim, além de sempre tonalizar imediatamente após descolorir, é sempre bom tonalizar a cada 2-3 meses. Como tonalizantes/tintas saem naturalmente com as lavagens, esta manutenção é necessária para retocar o tom - ou até mesmo para tentar outra cor - e para tratar.

Tonalizantes e tintas que eu já usei após fazer o ombré:
- Altamoda 12.11 Louro Platinado Cinza
- L’oreal Richesse 10.12 Milk Shake Gelo Perolado
- L'oreal Imédia Excellence Ice Colors 12.111 #Fetiche
- Keraton Banho de Brilho Pastel
- Amend 0.1 Cinza Intensificador

Tratamentos *intensivos*

Botox capilar e cauterização são os seus novos melhores amiguinhos.
Por mais que na publicação sobre a Diferença entre produtos para tratamento e manutenção eu tenha listado vários outros produtos para tratamentos, estou falando aqui sobre os intensivos e duradouros.

Cabelos descoloridos precisam de um tratamento intensivo como o Botox capilar ou a Cauterização idealmente, uma vez por mês. É claro que se o seu cabelo estiver bom, você pode fazer a cada 2 ou 3 meses, enfim, como você considerar necessário.

Manutenção

Aqui estou falando de shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins (finalizadores). Preferencialmente, escolha os que também são matizadores. Pelo menos um shampoo matizador (roxo) você TEM QUE TER.
Opção de shampoo (roxo) para desamarelar, ainda é Low Poo
Escolha também produtos voltados para cabelos coloridos (ajudam a segurar a cor), com o pH ácido (o processo de descolorir aumenta muito o pH), e com queratina para reconstrução.

Alguns exemplos de produtos:
- Sfera Desamarelador - Máscara de tratamento
Lola Tarja Preta - Queratina Vegetal Líquida
Alfaparf Rigen Restore System Ultra Restructuring Conditioner Mask - Máscara de Tratamento
Truss Uso Obrigatório Reconstrutor Capilar
Lola Legalmente Loira - Máscara

Pontas

O que era ruim, descolorido fica pior ainda haha
Como uma das piores consequencias de se descolorir é a perda de massa capilar, quem mais sofre são as pontas, que normalmente já têm menos massa por causa do tempo.

Por isso, a dica aqui é redobrar o cuidado. Invista em produtos específicos e leia o super post sobre Pontas duplas e espigadas: causas, como recuperá-las e resenhas.

Recomendações

Estes itens finais eu coloco como recomendação porque pode não rolar para todo mundo, e eu não gosto de inflexibilidade.

Progressiva não é legal

Se possível, não faça progressiva nem nenhum tratamento com formol. Eu sei que algumas pessoas tem o cabelo muito ondulado e não sabem arrumar de outra forma se não com progressiva, mas se você conseguir substituir o formol por outras coisas para alisar, como o Shampoo Alisante da Sweet Hair ou qualquer outra marca, eu te garanto que o seu cabelo será outro.

Quando você descolore o cabelo, precisa abrir as cutículas para remover o pigmento. Nisso, você perde muito mais do que melanina, você perde muita massa também. Por isso o cabelo fica tão danificado depois destes processos.

Aí você vai e faz progressiva, logo depois das luzes. O formol ocupa estes "vazios" deixados durante a descoloração e de fato o seu fio fica selado. Porém ele não fica selado com nutrientes, queratina nem nada que de fato devolva a massa perdida, é o próprio formol que entra nos fios. E o problema é que ele não deixa NADA mais entrar, nada substitui ele. Você passa máscaras, usa ampolas, faz deus e o mundo de tratamento, e mais da metade pode estar indo para o ralo porque não conseguiu entrar direito no fio, que está impregnado de formol.

No primeiro mês o cabelo até fica melhor, mas com o tempo o cabelo perde massa naturalmente, com o atrito contra o travesseiro, e até contra a escova de cabelo. Mas o formol está lá, impedindo que o fio reponha essa massa perdida, bem como a que já perdeu quando você descoloriu. Já reparou que cabelos descoloridos, com progressiva, são super finos nas pontas? Então.

Shampoo Low Poo

Se você nunca ouviu falar na técnica, ou conhece o nome mas nunca entendeu direito, leia este post antes.

Resumidamente, shampoos low poo não contêm diversos componentes químicos (sulfatos, silicones, parabenos, petrolatos, sal, etc.) que os tornam mais suaves. Portanto, a idéia é limpar os fios sem agredir ou ressecar ainda mais.

Cabelos coloridos se beneficiam muito desta técnica porque ajuda a segurar a cor, limpando com mais suavidade. E os descoloridos ficam muito menos ressecados.

Para finalizar, vou colocar uma fotinha que eu gosto muito do meu cabelo quando estava com ombré hair. O loiro está quase branco de tão limpo (eu tinha horror de loiro alaranjado haha) e super saudável :)

Mission accomplished

Nenhum comentário:

Postar um comentário