Porque EU não gasto $$$ com shampoo

Coisa rara - mas não impossível - é encontrar resenha de shampoo aqui nesse blog, até em muitos kits eu simplesmente passo o coitado hahahaha

Polêmica
E não é ocasião do destino não migas, é porque eu não invisto real em shampoo! Eu sei que o meu ponto aqui é extremamente pessoal e potencialmente polêmico, mas é algo que eu penso, testo e acabei concluindo depois de nada mais, nada menos, do que 10 anos.

O item shampoo tem uma função fundamental: LIMPAR os fios. O que hidrata, sela as cutículas, repara ou reconstrói, por definição, não é o shampoo, gente. São condicionadores, máscaras, finalizadores, enfim, qualquer outro item para TRATAMENTO.

Isso não quer dizer que todo shampoo é igual, mas que o que muda de um shampoo para outro tem que estar ligado de alguma forma à função limpeza. Ou seja, COMO um shampoo limpa, se limpa muito ou pouco, como a composição do shampoo influencia nessa limpeza, etc.

Se o seu cabelo está fraco, quebrado, ressecado ou detonado, não é o shampoo que vai te salvar. Ele é só o primeiro passo, que vai preparar o seu cabelo para o que vai realmente tratá-lo.

Shampoo para mim é como se fosse uma commodity capilar haha ou seja, um item sem muita diferenciação, como banana. Banana não tem marca, apenas tipos. O preço varia, mas não muito.

Tanto um shampoo da L'oreal Professionnel que custa 150 reais, quanto um de 12 reais da Salon Line precisam, acima de tudo, limpar o seu cabelo.

A única diferença que, ao meu ver, vale a pena ser considerada, é se um shampoo é normal, low ou no poo. Porque essas práticas de fato determinam quanto e como um shampoo vai limpar o seu cabelo.

Shampoos low poos são menos agressivos, no poos ainda menos. E isto é algo que independe de marca ou preço. Aliás, nunca vi um shampoo da Redken que seja low poo, mesmo custando pequenas fortunas.

Resumindo meu ponto: não gaste muito dinheiro com shampoo. Não pense que esta é a escolha que vai revolucionar o seu cabelo. Shampoo existe para limpar, e o quanto ele vai fazer isso não depende de marca ou preço, depende do tipo (normal/low/no poo).

É claro que você vai gostar mais de uns e menos de outros, um você vai sentir que resseca mais que outros (provavelmente ele não vai ser low poo), mas a diferença de um shampoo para outro é muito, mas MUITO, menor do que de uma máscara para outra.

Exemplo: se você usar um shampoo baratinho com uma máscara maravilhosa, o seu cabelo provavelmente vai ficar maravilhoso. Mas se você usar um shampoo caro com uma máscara fraquinha ou um condicionador, eu duvido muito que você terá o mesmo resultado.

Conselho: escolha 2 ou 3 shampoos baratinhos, de mercado mesmo, que dêem certo no seu cabelo, e apenas leve em consideração se precisam ser low/no poo caso o seu cabelo seja (des)colorido ou esteja muito danificado.

Nota: shampoos com vitaminas  ou qualquer coisa para crescimento capilar, são oooutra história.

Clarificando para os haters: esta é a minha opinião, é algo que eu aplico na minha vida há bastante tempo e eu percebi que deu certo. Deixei de gastar rios de dinheiros com shampoos caros e foquei em máscaras e leave-ins. E meu cabelo está aí para provar qualquer coisa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário