Umectação com Óleos de Rícino e Macadâmia

A minha ideia era fazer uma umectação que auxiliasse no crescimento do cabelo, aplicando o óleo de Rícino na raiz, e também fosse capaz de hidratar e nutrir passando no comprimento outro óleo, alternativo ao de coco, que eu pessoalmente nunca me dei bem. Por isso, depois de dar uma pesquisada, cheguei no óleo de macadâmia :)

Ingredientes

Óleo de Rícino

O óleo de rícino ou óleo de mamona é extraído das sementes da mamona, espécie chamada Ricinus communis. Este óleo é usado desde o antigo Egito por suas propriedades medicinais, mas caiu nas graças das cabeludas recentemente por ajudar no fortalecimento e crescimento dos cabelos.
O óleo de rícino contém vitamina E, minerais e propriedades que auxiliam no crescimento dos fios, ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo, hidratam os fios e selam a cutícula da fibra capilar, proporcionando brilho e fortalecimento. Também ajuda a reduzir a queda dos cabelos.
Ricinus communis
Atenção: não é recomendado o uso deste óleo por mulheres grávidas, lactantes, pessoas com problemas gástricos ou intestinais.

Óleo de Macadâmia

Já o óleo de macadâmia, extraído da fruta de uma árvore originária da Austrália e pertencente à família Proteaceae, é mais frequentemente associado aos cabelos cacheados por seu poder de disciplinar os fios. Rico em Ômega 7, é muito consumido por ajudar a controlar as taxas de colesterol.

O óleo, mais leve e de rápida absorção, pode na verdade ser usado por todos os tipos de cabelos para hidratar, nutrir e proteger os cabelos, diminuindo o frizz e prevenindo o surgimento de pontas duplas. Emoliente e hidratante natural, proporciona brilho e elasticidade ao cabelo, deixando-o suave e fácil de desembaraçar. O seu uso frequente ainda é capaz de blindar o cabelo contra danos de processos químicos (colorações) e térmicos (secador/chapinha).
Nozes de macadâmia
Onde encontrar

A primeira questão é onde comprar. O óleo de rícino eu achei mais fácil, comprei na farmácia por ~ 5 reais.


Já o de macadâmia, eu encontrei em uma loja de produtos naturais por ~ 25 reais.


Os dois eu já vi sendo vendidos na internet em várias lojas. O de rícino sempre mais barato e fácil de achar.

Como fazer

O óleo de Rícino, por ativar a circulação do couro cabeludo, deve ser aplicado o mais próximo possível da raiz. O que é um pouco difícil porque ele é MUITO grudento e pesado. É mais transparente, mas bem grosso e meio fedidinho haha. O de macadâmia já é um óleo bem mais leve e de absorção super rápida, por isso bem fácil de espalhar por todo o comprimento, e tem um cheirinho que lembra amendoim.

Segue o meu passo a passo:

1) Procure sempre passar no cabelo seco, limpo ou não, porque a água atrapalha a absorção dos óleos. Eu sempre sinto mais resultados fazendo no cabelo limpo, mas isso pode ser pessoal.
Cabelo sujo: faço normalmente no dia de lavar o cabelo. Aplico o óleo de rícino na raiz passando o óleo na ponta dos dedos e transfiro para o cabelo massageando o couro cabeludo. Faça esta etapa sem pressa, sem exageros e com cuidado porque este óleo é bem grudento mesmo. Depois passo o óleo de macadâmia no resto do cabelo até ficar bem "molhado".
Cabelo limpo: lavo o cabelo 2x com um shampoo (você também pode passar bem pouco de condicionador para não ficar tão duro), saio do chuveiro, seco o cabelo e passo o de rícino na raiz (da mesma forma, sem exageros e com cuidado), e o de macadâmia no comprimento.
O cabelo tem que ficar bem "molhado" depois de aplicar os óleos, e agora é só fazer a pausa :)
2) Prendo e faço uma pausa de 2-4 horas ou durmo com a umectação. Quanto mais tempo você conseguir aguentar, melhor.
3) Lavo (de novo, se eu fiz no cabelo limpo) o cabelo, aplicando um shampoo que limpe muito bem na raiz (para tirar o de rícino) e aproveito a espuma para limpar de leve o comprimento. Se eu ainda sentir o cabelo pesado e com muito óleo, eu passo o shampoo novamente.
*Por razões pessoais, o óleo de rícino gruda horrores no meu cabelo e eu sempre tenho que passar algum shampoo para retirá-lo. Mas se você conseguir, limpe ele apenas com algum condicionador (co-wash), por exemplo o Yamasterol amarelinho.
4) Passo algum condicionador ou creme bem leve/emoliente, tipo o Aussie 3 Minute Miracle ou o Yamasterol amarelinho, para finalizar. Enxáguo em seguida.
5) Seco e finalizado como de costume.

Faço a umectação, pelo menos com o óleo de rícino na raiz, 1 vez por semana. Uma dica legal é passar o óleo antes de ir à academia porque dá o tempo da pausa, e você normalmente lava o cabelo depois de qualquer forma.

Gente, atenção especial para a parte do "sem exageros" quanto ao óleo de Rícino. Vai ser bem difícil lavar o cabelo depois se você passar demais.

Mesmo lavando o cabelo com shampoo depois da umectação, eu sinto sim os benefícios dos óleos. Eu sempre tento deixar por mais de 2 horas, justamente para que dê tempo do meu cabelo absorver os óleos. Então quando eu lavo, e retiro tudo, entendo que eles já agiram.

Umectação apenas com óleo de Rícino na raiz

Resultados

Ainda não consegui fazer uma foto boa para analisar o crescimento do meu cabelo desde que comecei a usar o óleo de rícino 1x por semana, senti que ele cresceu quase 4 dedos em 2 meses. Ou seja, acredito que ajudou sim!

Já o de macadâmia, não tem a fama de disciplinador à toa. O meu cabelo ficou com ZERO FRIZZ. Com um brilho absurdo, completamente alinhado, e mais encorpado. Modelei as pontas na chapinha e continuei sentindo elas reparadas.

Só não sei porque eu saí tão laranja nessa foto haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário