Dicas de como recuperar cabelos danificados

Mais do que dicas, este é quase um passo a passo de como recuperar cabelos (muito) danificados, detonados, ressecados, finos, quebrados, ralos, de cair lágrimas dos olhos hahaha

Sem ooooor que cabelo é esseeee
Seja por que a natureza não colaborou com você, se você não sabe viver sem secador/chapinha, ou adora brincar de colorir/descolorir, este passo a passo é para ajudar. Não em uma semana, talvez nem em um mês. Trocar o cabelo INTEIRO migas, demora.

Como eu já mencionei em outros posts aqui no blog, eu não faço cronograma capilar. Na minha humilde opinião, acho falho (determinar o exato estado do cabelo ou qual tipo é uma máscara) e inflexível. Aprecio e não abro mão da liberdade de poder usar a máscara que eu quiser, a hora que for hahaha aloka. Sem falar que muita gente simplesmente não tem tempo nem paciência para seguir os cronogramas.

Também por que eu não acredito que cronograma nenhum vai funcionar 100% se você ignorar outras coisas que eu considero fundamentais, como fazer tratamentos com formol ou usar um secador velho e ruim. Portanto, estas dicas que eu vou passar são completamente independentes de qualquer cronograma. Você pode incorporar uma dica ou outra ao cronograma que você já faz ou apenas seguir algumas destas dicas sem cronograma.

Atenção: este post é para quem está real com muitos problemas, extremamente danificados meeesmo. Se o seu cabelo não estiver tão comprometido, talvez você só precise aderir a um passo ou outro.

1) Shampoos

Vamos começar do começo, ou seja, lavando os cabelos. Aqui na verdade vamos quebrar em duas partes:

Shampoos low/no poo

Se voc√™ nunca ouviu falar na t√©cnica, ou conhece o nome mas nunca entendeu direito, leia este post antes.

Resumidamente, shampoos low poo não contêm diversos componentes químicos (sulfatos, silicones, parabenos, petrolatos, sal, etc.) que os tornam mais suaves. Portanto, a idéia é limpar os fios sem agredir ou ressecar ainda mais.

Cabelos coloridos se beneficiam muito desta técnica porque ajuda a segurar a cor, limpando com mais suavidade. E os descoloridos ficam muito menos ressecados.

Frequencia de lavagem

Nem se o seu cabelo pingar óleo de soja eu recomendo você lavar todo dia haha. Sua raiz pode ser oleosa, mas as suas pontas, lavando todo dia, vão ficar só o bagaço.

Eu sei que √© mais f√°cil falar do que fazer haha, mas se voc√™ lava todo dia o cabelo, precisa acostum√°-lo a lavar apenas dia sim dia n√£o, no m√≠nimo. Voc√™ pode tentar shampoos espec√≠ficos para cabelos oleosos (mas passe eles apenas na raiz), ou consultar uma dermatologista para mais op√ß√Ķes.

A minha experiência envolveu costume mesmo. No começo, eu sofria e no dia de não lavar eu sempre prendia o cabelo para não sentir ele oleoso. Com o tempo, eu passei a sentir que ele ficou menos oleoso e eu fui ficando mais tolerante.

Como quando falamos de cabelo é muito difícil definir regras, e eu sei que muita gente sofre horrores com oleosidade, não quero ser neste ponto injusta. Se você não sente que lavar todo dia o cabelo te prejudica, continue fazendo o que é melhor para o seu caso :)

2) Escovas

Escovas ruins podem quebrar o cabelo de formas inimagináveis. Outro problema é que cabelos muito danificados / ressecados costumam ficar difíceis de desembaraçar. Então você pega aquela escova pavorosa, e tenta desembaraçar aquele ninho de pássaro hahaahaha é apenas o CAOS.

Por isso eu sempre recomendo a Tangle Teezer, se nunca ouvi falar desta escova leia este post.

√Č uma escova, verdadeiramente revolucionadora, para todos os tipos de cabelo, at√© os mais finos e fr√°geis. Desembara√ßa com facilidade e agilidade, desfazendo n√≥s e escovando sem quebrar os fios.


3) Progressiva / tratamentos com formol

Se possível, não faça progressiva nem nenhum tratamento com formol. Eu sei que algumas pessoas tem o cabelo muito ondulado e não sabem arrumar de outra forma se não com progressiva, mas se você conseguir substituir o formol por outras coisas para alisar, como o Shampoo Alisante da Sweet Hair ou qualquer outra marca, eu te garanto que o seu cabelo será outro.

Cabelos muito danificados costumam estar com as cuticulas muito abertas (cabelos com as cutículas abertas não tem brilho e são porosos). Com as cutículas abertas, você perde muita massa.

Aí você vai e faz progressiva. O formol ocupa estes "vazios" e de fato o seu fio fica selado. Porém ele não fica selado com nutrientes, queratina nem nada que de fato devolva a massa perdida, é o próprio formol que entra nos fios. E o problema é que ele não deixa NADA mais entrar, nada substitui ele. Você passa máscaras, usa ampolas, faz deus e o mundo de tratamento, e mais da metade pode estar indo para o ralo porque não conseguiu entrar direito no fio, que está impregnado de formol.

Nos primeiros meses o cabelo até fica melhor, mas com o tempo o cabelo perde massa naturalmente, com o atrito contra o travesseiro, e até contra a escova de cabelo. Mas o formol está lá, impedindo que o fio reponha essa massa perdida. E o cabelo vai ficando cada vez mais fino e ralo para as pontas.

4) Condicionador X M√°scaras

A minha recomendação aqui é parar de usar condicionador depois de lavar o cabelo com shampoo. Use sempre e apenas máscaras. Não precisa nem passar o condicionador depois de enxaguar a máscara.

Se o seu cabelo estiver mesmo muito danificado, ele não vai ficar pesado. Vai ficar cada vez melhor, mais hidratado e reparado. Condicionador não é suficiente para cabelos detonados.

Para n√£o ter d√ļvidas, fiz at√© um desenho fofinho:

Isso em TODA lavagem
Quanto ao argumento de que "precisa passar condicionador depois de máscaras porque eles selam as cutículas", eu exerço o meu direito de discordar (muito). Se condicionador de fato selasse cutícula, não precisaria de progressiva, formol, selagem nem vinagre de maçã (ou qualquer regulador de pH, porque é o pH baixo que ajuda a selar as cutículas). Se você ainda reparar, boa parte das máscaras já vem com pH baixo (entre 3-5).

5) Tratamentos intensivos

Estes tratamentos blindam o cabelo contra danos futuros e reparam os danos que as m√°scaras e tratamentos do dia-a-dia n√£o conseguiram.

Cabelos muito danificados e descoloridos, eu aconselho a fazer pelo menos uma vez por mês. Cabelos um pouco menos, dá para esticar a cada dois meses.

Os que eu mais indico s√£o o Botox capilar (sem formol nem qu√≠mica similar), Cauteriza√ß√£o (para repor massa com queratina) e o Shampoo que alisa (este apenas para alisar, n√£o para tratar).

6) Vitaminas

Alguns nomes e exemplos: Pantogar, Exímia, Pill Food (versão manipulada da Pantogar), Imecap Hair, Innéov e Luminus Hair. Estas vitaminas contêm diversos nutrientes que tratam os fios de dentro para fora.

A idéia de tomar estas vitaminas é fazer o cabelo nascer e crescer saudável, e também acelerar o crescimento. Estas vitaminas são capazes de proteger contra ressecamento, evitar a quebra, diminuir a queda, estimular o crescimento e fortalecer a fibra capilar.

Eu tomei por muito tempo Pantogar, por indicação de uma dermatologista, e passei para Pill Food que, por ser manipulada, é bem mais em conta. Sempre senti meu cabelo mais forte, resistente e crescendo mais rápido.

7) Umecta√ß√Ķes

Eu comecei a fazer real com √≥leo de R√≠cino depois que cortei o long bob e queria acelerar o crescimento do meu cabelo, que sempre foi muito lento. Mas a verdade √© que fazer umecta√ß√Ķes, com os mais diferentes √≥leos, √© um √≥timo tratamento semanal! √ďleos s√£o riqu√≠ssimos em vitaminas, prote√≠nas, sais minerais e √°cidos essenciais.

Eu tenho usado o de r√≠cino na raiz, uma vez por semana, porque ele ativa a circula√ß√£o do couro cabeludo e ajuda no crescimento capilar, e o √≥leo de macad√Ęmia no comprimento para hidratar e nutrir. Leia aqui como eu fa√ßo essa umecta√ß√£o.

O √≥leo mais famosinho para umecta√ß√Ķes, na verdade, n√£o √© nenhum desses. √Č √≥leo de coco que eu mais vejo as pessoas usando e gostando. Eu, por motivos inexplic√°veis, n√£o me dou bem com √≥leo de coco. J√° tentei de todas as formas passar ele, e sempre fico com a sensa√ß√£o do cabelo ainda mais ressecado depois de enxaguar. Meu conselho ent√£o, √© experimentar e descobrir qual √© o melhor √≥leo para o seu cabelo :)

8) Secador

A minha recomendação aqui não é fazer você parar de usar, mas usar corretamente. Ou seja, usar sempre antes de usar o secador algum leave-in/finalizador que ajude a desembaraçar, forneça proteção térmica, e dê aquele acabamento final.

Em segundo, use um secador bom, que esquente o suficiente para modelar o seu cabelo como você queira, mas não esturrique e queime o seu cabelo, e que emita íons negativos para ajudar a selar as cutículas e dar brilho.

9) pH

Se o seu cabelo estiver danificado por (des)colora√ß√Ķes. voc√™ provavelmente precisar√° incluir um acidificante na sua rotina capilar. A √°gua oxigenada aumenta muito o pH dos fios (chega at√© a 9) para abrir as cut√≠culas e retirar o pigmento (descolorir os fios).

O pH alto e cutículas abertas são responsáveis por boa parte daquela aparência ressecada e elástica dos fios. Aliás, se o que estiver te incomodando é justamente elasticidade, se o fio estiver esticando até estourar com facilidade, este pode ser o passo que vai mudar o seu cabelo.

10) Pontas

Em cabelos muito danificados, as pontas merecem atenção redobrada. Normalmente porque, se o cabelo está ruim, as pontas vão estar ainda piores haha

Invista nos melhores tratamentos para as pontas, em produtos espec√≠ficos e leia o super post sobre Pontas duplas e espigadas: causas, como recuper√°-las e resenhas.

11) Tesoura

Se precisar cortar, mas muito mesmo, corte. Recupere at√© onde for poss√≠vel, mas n√£o gaste dinheiro a toa. Sem falar que cabelo descolorido ou com formol, infelizmente s√≥ crescendo de novo. N√£o existe tratamento capaz de reverter descolora√ß√Ķes, e o formol at√© pode sair uma parte com o tempo e shampoos antirres√≠duos, mas nunca completamente.

Portanto, minha dica é que você abrace o inevitável e aproveite para mudar o visual. Eu sei que pode soar triste haha mas você pode aproveitar um cortão para "reiniciar" o seu cabelo e transformar ele.


Finalizando...

A verdade gente, é que ter um cabelo saudável é como controlar o peso. Não adianta cortar doces por um mês e depois comer em uma semana o dobro do que você cortou. Você precisar mudar de vida, de hábitos.

Não adianta você cuidar super do cabelo, recuperar boa parte dos danos, cortão para tirar a parte sem volta, depois voltar em um salão ruim, platinar de qualquer jeito, e ainda fazer progressiva em cima. Você vai ficar num loop eterno de sofrimento capilar.

Se voc√™ n√£o souber viver sem colora√ß√Ķes/descolora√ß√Ķes/secador/chapinha, voc√™ precisa cuidar SEMPRE do seu cabelo para torn√°-lo resistente, forte e saud√°vel. √Č preciso prevenir os danos e n√£o apenas remediar.

Procure sempre bons profissionais/sal√Ķes, que respeitem os limites do seu cabelo, utilizem bons produtos (p√≥s descolorantes, tintas e tonalizantes) e sejam honestos quando voc√™ perguntar se tal tratamento tem formol ou qu√≠mica similar.

Cuide e trate do seu cabelo mesmo se ele parecer bom. Não espere os danos aparecerem para correr atrás de melhores produtos ou para repensar aquela progressiva que você faz há 10 anos e nem sabe mais porquê.

2 coment√°rios: