Minhas rotinas, cuidados e manias capilares

Primeiramente, eu gostaria de deixar claro que este é o meu ritual, meuzinho, com todos os cuidados e rotinas que vêm dando muito certo para mim nos últimos 7 anos.


Ou seja, algumas coisas podem não ser aplicáveis a todos cabelos, e não foi nada que eu inventei de fazer ontem e corri para escrever aqui. São cuidados e fatos que eu venho amadurecendo e testando há MUITO tempo.


Fim da progressiva

Acho que eu já tentei abordar este tema no meio de outras postagens, mas acho essa a melhor oportunidade para deixar bem claro porque eu parei de fazer progressiva.

O meu cabelo nunca foi muito ondulado, então eu não fazia progressiva apenas para alisar. Eu gostava da comodidade, era muito mais fácil para secar e eu acordava sempre do mesmo jeito. Sem falar naquele efeito de cabelo perfeito do primeiro mês.

Mas era isso o que me incomodava, era apenas 1 mês, no máximo, que o cabelo ficava realmente bom. A verdade é que o formol sela a cutícula quase que para sempre. Vai saindo um pouco com o tempo e as lavagens, mas o resíduo é enorme. Na minha experiência, só está saindo cortando todo o cabelo que já recebeu formol.

O problema deste selamento é que pouca coisa consegue entrar nos fios, porque as cutículas se tornam impenetráveis. Com o tempo (e descolorações, secador e chapinha) o cabelo vai perdendo massa e nutrientes, e você não consegue com tratamento/máscara nenhum repor essa massa perdida. O cabelo vai ficando fino, fraco e quebradiço. As pontas então, minha nossa, retas e sempre detonadas.

Por tudo isso, depois de quase 10 anos, eu ponderei que não valia a pena. Era mais fácil buscar outras formas de dar uma alisada/domada no meu cabelo do que aturar o cabelo todo reto, cada vez mais fino e quebrado.

Apenas máscaras

É isso mesmo gente, não uso condicionador, apenas máscaras! Falei bastante sobre esta prática aqui, mas sempre bom refrescar o assunto :)

Como eu disse, eu não acho que isso é aplicável para todos os cabelos. Cabelos naturais e pouco ou não danificados, podem achar isso pesado demais.

Mas o meu cabelo (ruivo natural) sempre foi poroso, armado e ressecado, por natureza e porque eu uso secador desde que eu me conheço por gente. Então o meu cabelo precisa mesmo de tratamentos mais fortes. E sinceramente, eu gosto do meu cabelo sempre impecável, perfeito e arrumado.

Quanto ao argumento de que "precisa passar condicionador depois de máscaras porque eles selam as cutículas", eu exerço o meu direito de discordar (muito). Se condicionador de fato selasse cutícula, não precisaria de progressiva, formol, selagem nem vinagre de maçã (ou qualquer regulador de pH, porque é o pH baixo que ajuda a selar as cutículas). Se você ainda reparar, boa parte das máscaras já vem com pH baixo (entre 3-5).

Se você ainda não estiver convencido, procura aqui um fiozinho poroso que indique que deixei minhas cutículas abertas sem o condicionador:

Usei apenas máscara, sem finalizar com condicionador

Lavar o cabelo dia sim, dia não

Mesmo que você use Low poos (shampoo mais suaves, leia as definições aqui), eu não recomendo em nenhum caso lavar o cabelo todo dia. Ok ok, a não ser que você nade TODO DIA.

Mas se você acha o seu cabelo oleoso demais, dá sim para aguentar e "acostumar" o seu cabelo. No dia de lavar, sempre passe duas vezes o shampoo - e de preferência um shampoo que limpe bem o seu cabelo - e na hora de passar o condicionador ou máscara, evite a raiz. Eu diria ainda para evitar toda a parte de cima, uns 4 dedos da raiz.

Vale mais a pena, para evitar um cabelo com as pontas ressecadas e detonadas, aguentar um dia ou outro o cabelo mais sujinho, do que lavar todo dia. Dermatologistas também já me falaram que lavar demais e passar produtos muito fortes para limpeza, pode dar efeito rebote e o couro passa a produzir mais óleo. Por isso que, com a prática e o tempo, o cabelo vai aprendendo, e no meu caso, passou a ficar menos oleoso em 1 dia.

Tratamentos intensivos

Cabelos muito danificados (descoloridos) pelo menos uma vez por mês. Cabelos mais ou menos, dá para esticar a cada dois meses. Mas sempre é bom fazer, periodicamente, algo mais power.

Os que eu mais gosto são o Botox capilar (sem formol nem química similar), Cauterização e o Shampoo que alisa (este apenas para alisar, não para tratar).

Estes tratamentos são a cereja do bolo. Blindam o cabelo contra danos futuros e reparam os danos que as máscaras e tratamentos do dia-a-dia não conseguiram.

Umectação semanal

Eu comecei a fazer real com óleo de Rícino depois que cortei o long bob e queria acelerar o crescimento do meu cabelo, que sempre foi muito lento.

Mas a verdade é que fazer umectações, com os mais diferentes óleos, é um ótimo tratamento semanal! Eu tenho usado o de rícino na raiz, uma vez por semana, porque ele ativa a circulação do couro cabeludo e ajuda no crescimento capilar, e o óleo de macadâmia no comprimento para hidratar e nutrir. Leia aqui como eu faço essa umectação.

O óleo mais famosinho para umectações, na verdade, não é nenhum desses. É óleo de coco que eu mais vejo as pessoas usando e gostando. Eu, por motivos inexplicáveis, não me dou bem com óleo de coco. Já tentei de todas as formas passar ele, e sempre fico com a sensação do cabelo ainda mais ressecado depois de enxaguar.

Não faço cronograma capilar

POLÊMICA. Eu sei que tem muita gente que faz, ama e recomenda, e gostaria de deixar claro que eu nunca tive a pretensão de falar que não deve ser feito. Como eu falei no vídeo, eu respeito e apoio quem faz e teve resultados positivos. Portanto, vou apenas explicar porque EU não faço, mesmo sendo aloka dos cabelos haha

Cronograma capilar começa por definir o estado do seu cabelo, se está muito ou pouco danificado etc., e só isso na minha opinião já é complicado demais. Não é fácil determinar isso nem para quem entende muito de cabelo, e se você definir errado, vai escolher TODO o cronograma errado.

Cronogramas também dividem as máscaras em hidratação, nutrição e reconstrução com base nos componentes, categorias que, na minha opinião, são rígidas demais. Eu vejo nos grupos de cabelos no Facebook as pessoas classificando qualquer máscara com queratina como máscara de reconstrução. Gente, muitas máscaras se for pela composição tem de tudo um pouco! Aí eu faço o que? Deixo de usar uma máscara boa só porque ela não se encaixa no meu cronograma?

Eu não acho que cabelo é como receita de bolo, com etapas e ingredientes definidos e inalteráveis. Para mim, isso elimina muitas outras possibilidades, tratamentos e produtos. Eu não quero usar tal máscara porque está no cronograma.

Eu te garanto que se você usar a L'Oreal Absolut Repair, independente da etapa do cronograma em que você esteja, o seu cabelo vai ficar maravilhoso. Silicon mix Bambu, mesma coisa. Salon Line S.O.S. Bomba de vitaminas, também.

Meu ponto é que eu não preciso de um cronograma - com altos riscos de sair errado - para usar coisas boas. Eu gosto de flexibilidade, liberdade, de usar o que eu gosto, quando eu quero. E modestia à parte, meu cabelo sempre foi o meu melhor argumento:

Mesmo com o ombré, também não fazia cronograma

Pequenos cuidados que juntos fazem a diferença

Estes pequenos cuidados eu não coloquei no vídeo. Ia ficar muito grande, e são bem simples :)

- Como eu sempre, always, siempre, seco o cabelo com o secador e gosto muito de modelar as pontas na chapinha, eu nunca deixo de usar algum leave-in/finalizador. Antes e depois haha.

- Raramente você vai me ver na rua com o cabelo preso por um elástico. Foto então, jamais. Além de puxar e quebrar o cabelo, eu amo cabelo solto ❤

- Faço academia - menos do que deveria haha - sempre com o cabelo completamente preso em cima da cabeça com uma piranha. Jamais uso elástico ou qualquer coisa que deixe o cabelo balançando e grudando nas minhas costas suadas. Suor é sujo gente, tem sal e tudo o que o seu corpo quer eliminar.

- Investi real no meu secador de cabelo. Na verdade eu ganhei meu Parlux 3800 de presente haha mas se eu tivesse que comprar, pagaria todos os dinheiros necessários. Secador tem que esquentar na medida certa para dar acabamento. mas não esturricar e queimar o seu cabelo. Também tem que emitir íons negativos para selar as cutículas. Ou seja, não dá para secar com qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário