Resenha / Tutorial: Shampoo Alisante Yenzah Whey Fit Liss

Esse shampoo foi para me ensinar, de uma vez por todas, a JAMAIS fazer uma resenha de um tratamento sem esperar pelo menos a segunda aplicação hahaha não que seja ruim, mas a (fraca) durabilidade dele infelizmente tirou o posto dele de preferido, e precisa ser mencionada corretamente nessa resenha. Portanto, atualizada em 13/02/2018.
Com exclusiva tecnologia PLEXSystem, proporciona efeito liso imediato com nutrição e reconstrução dos fios. Realinha a fibra capilar ao mesmo tempo em que sua fórmula enriquecida com Proteína do Leite recupera a força da fibra capilar e evita a perda de massa que normalmente acontece em outros processos, o que impede o afinamento e enfraquecimento dos fios, para um efeito liso natural e com movimento. Pode ser usado por todos os tipos de cabelos, principalmente cabelos com frizz e rebeldes, e é compatível com processos de transformação.
Eu estava ansiosa de verdade para experimentar este shampoo! Além de gostar muito da marca Yenzah, achei o preço bem mais amigo. Paguei 60 reais em uma promoção no site Beleza na Web neste shampoo de 365 ml.

Fiquei quase 4 meses sem usar nenhum shampoo que lisa, no sofrimento para controlar os redemoinhos da minha franja haha, para testar melhor a capacidade de alisamento deste shampoo. Fiquei também sem fazer cauterização, botox nem nenhum tratamento intensivo para avaliar se ele também tratava além de alisar.

Atualizei esta resenha bem depois da terceira aplicação deste shampoo, ou seja, foram mais de 3 meses de uso para avaliar melhor os resultados e principalmente a duração de cada aplicação, e se era gradativo (ou seja, se cada aplicação potencializasse a anterior e fosse ficando cada vez mais liso).

Mas antes de prosseguir com a resenha, acho bom adiantar que este, nem nenhum shampoo que alisa que eu já testei, alisa como uma progressiva. Na verdade é mais um "efeito liso" que ele proporciona. Não espere liso chapado, ainda mais sem secador, com um shampoo que alisa sem formol.

Composição

Glyoxyloyl carbocysteine / carbociste√≠na: aparece logo de cara, para levantar aquela pol√™mica b√°sica. A carbociste√≠na √© uma subst√Ęncia √† base de amino√°cidos e vegetais, derivada do amino√°cido L-Ciste√≠na, um dos amino√°cidos que comp√Ķem a queratina natural do nosso cabelo.

O formato dos nossos fios depende, dentre outros fatores, das pontes de enxofre (pontes de dissulfeto), e a carbocisteína (agente redutor) quebra estas pontes de enxofre. A polêmica em torno de alisamentos com este ativo se deve ao fato de que ela sozinha não consegue alisar os cabelos, pois também é necessário um agente oxidante para regenerar as pontes de enxofre no novo formato (liso).

O perigo √© justamente o agente oxidante que algumas f√≥rmulas utilizam, como o √°cido gliox√≠lico ou formol (outros nomes do formol: Methanal (Metanal), √ďxido de Metileno, Oxymethylene (Oximetileno), Methylaldehyde (Metil alde√≠do), Oxomethane (Oximetano), Formalina (Formalin), Alde√≠do F√≥rmico, Methylene Glycol). Tentei colocar a melhor foto da composi√ß√£o poss√≠vel haha mas como a embalagem √© bem arredondada, cortou as extremidades :( mas o fato √© que n√£o encontrei nenhum destes nomes. E eu senti zero ard√™ncia, zero cheiro forte tamb√©m, de verdade achei super suave mesmo.

O calor do secador e da chapinha ajuda no processo de oxidação, por isso são passos fundamentais na aplicação deste shampoo, como explicarei melhor em "Como usar".

Única ressalva que eu acho importante mencionar sobre a carbocisteína que eu li por aí, é que ela pode alterar a cor dos cabelos, amarelando cabelos loiros e descoloridos.


Como usar

Como o passo a passo √© o mesmo, vou usar a mesma descri√ß√£o e gifs do Rich√©e Professional The True Shampoo Liso Absoluto. Praticamente s√≥ muda o tempo de pausa, que no shampoo da Yenzah √© menor.

- Agite bem a embalagem antes de usar, e utilize luvas durante a aplicação.
- Lave o cabelo de 2-3 vezes com um shampoo comum ou de limpeza profunda (eu usei de limpeza profunda).
- Com o aux√≠lio de uma toalha, tente retirar o excesso de √°gua. 
- Aplique cerca de 50ml no cabelo √ļmido (mais ou menos, dependendo da quantidade de cabelo) do shampoo alisante na raiz, comprimento e pontas. 
Massageie com a ponta dos dedos suavemente sem esfregar o couro cabeludo.
* Para garantir que você passou em tudo, de maneira uniforme, eu recomendo você dividir o cabelo molhado em 6 partes para aplicar. Não precisa dividir em mechas perfeitas, mas tente passar em partes para garantir que passou o shampoo em tudo.



* Em alguns cabelos, não faz muita espuma, ou não faz nada mesmo de espuma. Não se preocupe, nem jogue mais água. Mesmo sem muita espuma, ele age normalmente. Apenas massageie bastante para garantir que você passou o shampoo em tudo.




Deixe agir de 20 a 30 minutos. Enx√°gue bem com √°gua.
* Depois de enxaguar o shampoo, eu recomendo voc√™ passar um pouco de condicionador - eu usei o Yamasterol amarelo - para deixar o cabelo mais molinho e facilitar a escova. Mas deixo este passo como opcional j√° que ele n√£o √© mencionado nas instru√ß√Ķes de uso do shampoo.
- Escove o cabelo com secador.
- Com os fios 100% secos, separe mechas finas e pranche da raiz √†s pontas, de 5 a 10 vezes com a prancha. N√£o ultrapasse a temperatura de 200¬ļC na chapinha.

Antes de iniciar a aplicação, faça o teste de mecha e a prova de toque.
Prova de toque: aplique uma pequena quantidade do shampoo alisante no antebraço ou atrás da orelha, deixe agir por 10 minutos e lave com água. Aguarde 24 horas e, se neste período surgir coceira, ardência ou irritação, fica comprovada a hipersensibilidade ao produto, que não deve ser usado.
Teste de mecha: separe uma mecha no alto da cabe√ßa e aplique uma pequena quantidade shampoo alisante e deixe agir por 15 minutos. N√£o ultrapasse essa pausa. Enx√°gue os fios por completo. Se, ap√≥s a aplica√ß√£o, o cabelo quebrar ou perder a elasticidade, significa que ele se encontra em boas condi√ß√Ķes para o uso do produto.

Resultados

Achei o "efeito liso" - alinhamento da fibra capilar, redução do frizz e controle de volume - maravilhoso. Meu cabelo não ficou liso chapado, mas achei que deu uma alisada considerável. Os redemoinhos da minha franja quase sumiram, e o que restou sai com ainda mais facilidade no secador. Ou seja, proporciona efeito liso e facilita a escovação, mas não alisa como uma progressiva.

Fiquei talvez ainda mais impressionada pelo quanto eu senti que ele tratou o meu cabelo. Ficou muito sedoso, mais leve, reparado, completamente renovado. Foi como se tivessem dado um restart e meu cabelo voltou sem frizz, alinhado, com volume controlado e reparado.

O problema fica por conta da durabilidade, muito fraquinha. Eu estimei duas semanas, at√© o cabelo voltar ao normal. Fiz tr√™s aplica√ß√Ķes, com intervalos certinhos de 1 m√™s entre elas, e fiquei ainda mais decepcionada por n√£o sentir nenhuma melhora gradual, ou seja, a segunda aplica√ß√£o n√£o potencializou a primeira, e o efeito liso continuou durando muito pouco. E foi para eu aprender a jamais fazer uma resenha com base no efeito maravilhoso nos primeiros dias hahaha

Resumindo, é muito bom, principalmente como tratamento para renovação e alinhamento, pena que tais efeitos durem tão pouco.

Se o seu cabelo for mais ondulado (curvaturas 2C para cima), não recomendo caso você esteja procurando uma solução mais definitiva para alisar, indico para alinhamento e talvez controle do volume.



Quanto a possível alteração de cor, no meu cabelo ao menos não senti nenhuma diferença, mesmo ruivo desde meus 14 anos haha

Sobre qualquer pol√™mica da carbociste√≠na que possa surgir, coloquei a foto da composi√ß√£o para isso. Pesquisei e li bastante antes de escrever esta resenha e me deparei diversas vezes com frases do tipo "alisamento com carbociste√≠na esconde em sua f√≥rmula subst√Ęncias perigosas", ent√£o est√° ai, para n√£o esconder nada. Pesquisei componente a componente, mas se ainda assim voc√™ encontrar qualquer subst√Ęncia perigosa que eu n√£o identifiquei, por favor me avisem haha

3 coment√°rios:

  1. Olá, obrigada pelo post! Bem escrito e com a foto para ajudar a gente identificar a fórmula. Só uma dica: quando tem o nome glyoxoloyl na frente de carbocisteína e keratina... Geralmente aí tem coisa, principalmente se o produto eh para alisamento, infelizmente :( porque a carbocisteína pura e a queratina não mudam a estrutura do fio... Mas enfim, não sei se é o caso desse produto . Ia ser legal se VC contasse para a gente como seu cabelo se comporta ao logo dos meses... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este coment√°rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha, esse shampoo estragou demais meu cabelo em uma unica aplicaçao. Detalhe: meu cabelo era virgem. Nao recomendo a ninguem. Pessimo.

    ResponderExcluir