A busca pelo shampoo para cabelos oleosos ideal (e que funcione)

Tudo começou em novembro do ano passado quando eu resolvi para com o anticoncepcional, e subestimei os efeitos dos hormônios na minha vida capilar hahaha



Eu nunca tive problema com acne ou oleosidade dignos de recordação, e comecei a tomar ac com 16 anos por conta de um cisto no ovário. Então quando decidi parar, realmente não previ o que aconteceria com o meu cabelo.

Há muito tempo mesmo eu lavo meu cabelo dia sim, dia não, jamais todos os dias. Primeiro porque nunca precisei, não ficava oleoso a ponto de precisar lavar todo dia, e em segundo lugar porque toda vez que eu lavo, eu seco com secador e uso chapinha nas pontas, então para danificar menos meu cabelo com o calor, eu tento fazer isso o menos possível.

Foi lá pelo segundo mês sem ac que eu percebi a oleosidade que estava tomando conta de mim hahaah chegava no final do dia que eu tinha lavado, e eu já queria voltar para casa e lavar meu cabelo de novo correndo, umas três vezes com shampoo antirresíduos se possível hahahaha

Começou então minha busca, principalmente em farmácias ou perfumarias de fácil acesso, por um shampoo que conseguisse controlar a oleosidade e eu não precisasse começar a lavar todos os dias meu cabelo.

Considere apenas que limpar bem é completamente diferente de controlar a oleosidade. Qualquer shampoo antirresíduos consegue limpar bem, não sobra na hora que você lava nem a sombra do óleo que tinha. O maior problema chama-se "efeito rebote", e o seu couro cabeludo produz ainda mais óleo em resposta a este shampoo que tirou com tanta facilidade tudo o que ele havia produzido.

Então eu comecei a buscar não um shampoo que limpasse pesado, mas que segurasse a oleosidade, o melhor possível, pelos dois dias em que eu estava acostumada. Gente sou de Touro, não gosto de mudanças inesperadas hahahahaaha

Foram 6 shampoos e tentei não passar muito dos 20 reais. Segue então meu ranking, do melhor ao mais fraquinho.

Observação importante: todos shampoos de limpeza profunda ou para controle de oleosidade tendem a dar uma ressecada básica no comprimento e pontas. É muito importante hidratar (evitando a raiz, claro) bem com alguma máscara depois de usar qualquer um da lista. Até o da Phytoervas que é sem sulfato.

🥇Granado Sálvia e Confrey


O shampoo que eu vi mais resultado no controle da oleosidade é o mais difícil de encontrar desse ranking, mas não é dos mais caros. Paguei R$ 16,50 em uma loja da Granado mesmo, e já vi vendendo em algumas farmácias.

A Sálvia possui propriedades adstringente, antioxidante e emoliente. Já o Confrey possui propriedades hidratante, emoliente e cicatrizante. Sem parabenos e sal. Não contém ingredientes de origem animal.

Limpa muito bem sem ressecar muito e controla de verdade a oleosidade. No segundo dia meu cabelo mesmo sujinho não fica nada com aquela aparência que só falta pingar óleo. Oleosidade super sob controle, foi o único que realmente me fez crer que é possível lavar dia sim dia não.

🥈 Phytoervas Complex Controle de Oleosidade


Antes de eu usar o da Granado, o primeiro lugar era dele. Além de ser liberado para low poo, ajuda a controlar a oleosidade, e limpa muito bem mesmo não contendo sulfato. Deixa até aquela sensação de frescor no couro.

Possui fórmula com gengibre e um complexo de cereais integrais, que limpa suavemente o couro cabeludo, controlando a oleosidade dos fios. É o mais caro do ranking, na faixa dos 22 reais.

É o que limpa melhor, sem ressecar absolutamente nada e prejudicar o comprimento, mas no dia de lavar meu cabelo já esta um pouco mais sofrido. Controla a oleosidade sim, mas não faz o milagre que as vezes precisamos haha

🥉Salon Line S.O.S Bomba Detox



Esse aqui é o mais interessante da lista para quem é sebosa e está na luta para fazer o cabelo crescer mais rápido. Limpa muito bem e controla médio a oleosidade.

Combate as disfunções do couro cabeludo como a oleosidade excessiva, caspa e a coceira, além de possuir limpeza purificadora para desintoxicar os fios. Limpa com suavidade do comprimento às pontas, resgatando a saúde dos cabelos e recuperando sua suavidade e equilíbrio.

4. Seda Recarga Natural Pureza Detox


Melhor precinho da lista, por volta dos 8 reais, eu gosto dele mesmo porque limpa muito muito bem. Na questão do controle da oleosidade ele é bem mais fraco que os três primeiros, e a alegria dura basicamente o dia em que eu lavo. Muito bom para limpar, mas fraquinho para controlar. Potencial enorme para efeito rebote.

Feito com chá verde e extratos cítricos, remove os resíduos e purifica as fibras capilares restaurando o movimento e brilho natural. Remove as impurezas deixando os cabelos com uma sensação de frescor. O chá verde tem propriedades antioxidantes e revigorantes. Os extratos cítricos dão aquela sensação de refrescância.

5 e 6. Elseve Hydra Detox 48h Reequilibrante e Hydra-Detox Anti-Caspa



Na minha humilde opinião, quem gosta muito dessa linha, não sabe o que é um cabelo oleoso, ensebado nível hard, sujão, podrão, de verdade hahaha

Eu usava muito o rosa ANTES de parar com o anticoncepcional, ou seja, quando meu cabelo era um oleosinho normal. Mas ultimamente é tanto óleo que dá para fritar um pastel hahaha ou seja, esse shampoo não dá mais conta. Fica bom apenas no dia que eu lavo, no segundo dia está impraticável.

Por isso, no desespero, cheguei até a tentar a versão anti-caspa, mesmo não tendo caspa, pois eu fiquei sabendo que era mais forte no combate à oleosidade. Achei a mesma coisa.

Age combinando 2 essências para uma dupla ação: Essência Verde: para um efeito detox, purifica o couro cabeludo e a fibra, ação anti-oleosidade e sensação refrescante; e Essência de Alga Azul: poderosa alga que hidrata do comprimento às pontas com uma carga ideal de hidratação para este tipo de cabelo, devolvendo a fluidez e movimento natural.

2 comentários:

  1. Olá Bruna! Descobri seu blog a alguns dias e estou gostando muito das dicas. Sei que não é o assunto do post mas eu queria saber qual é o leave-in que você costuma usar pra fazer chapinha, que você sente que seu cabelo realmente esta protegido. Uso o Lee Stafford - Poker Straight Shine Mist e gosto muito, porém não é lá um dos mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! Nossa são muitos leave-ins na minha vida hahah eu vivo mudando o tempo todo, mas um q eu sempre recomendo é o Revlon Uniq One, é o tipo de leave-in q todo mundo fala bem, e falam q é bom mesmo. No momento eu estou usando o N.P.P.E. SH-RD, q é incrível para cabelos bem danificados, e o Schwarzkopf Professional BC Bonacure Moisture Kick, q é mais hidratante mas também é maravilhoso. Fica meio q a dica dos 3 então! :)

      Excluir