Resenha / Tutorial: Lisoplastia Gold Spell

Para enfim dar uma quebrada na hegemonia que os shampoos alisantes tem tido na minha vida capilar pelos √ļltimos 2 anos, essa Lisoplastia veio para realmente me mostrar que variar √© sempre bom!


Trata-se de um sistema de alisamento sem formol e sem carbociste√≠na, sem cheiro e ard√™ncia nos olhos. Desenvolvido a base de √Ācido T√Ęnico + Extencilline pH 1.7. O √Ācido T√Ęnico √© um antioxidante que age no c√≥rtex capilar e junto do Extencilline pH 1.7 conseguem amolecer as pontes de liga√ß√£o do fio, facilitando para que seja moldado com a chapinha, e assim alisar e selar a cut√≠cula do cabelo. A Lisoplastia √© compat√≠vel com todas as qu√≠micas exceto chumbo (a qu√≠mica hen√™ geralmente tem esse componente).
Desde 2014 quando eu parei com progressiva e qualquer tratamento com formol ou similares, eu me joguei real e fui atr√°s de produtos menos agressivos para alisar o cabelo. Por pelo menos 2 anos tenho usado e testado v√°rios shampoos que alisam, tudo sempre sem formol.

Nada sem formol alisa como uma progressiva, essa √© a verdade. Mas eu realmente tenho gostado muito mais do meu cabelo cheio, com volume natural e saud√°vel, e tenho zero vontade de voltar para aquele lambido extremamente liso e sem volume que s√≥ o formol consegue deixar. √Č fato que meu cabelo √© bem pouco ondulado (2A), o que torna bem f√°cil alisar com tratamentos alternativos.

Mas meu cabelo atualmente é tão mais cheio da raiz às pontas, forte que não tem mais aquele monte de fio quebrado no meio e é nitidamente mais "natural", que não consigo mais me imaginar voltando ao formol/progressiva.

Por isso j√° adianto que este tratamento √© muito bom sim, mas n√£o alisa como uma progressiva, √© bem mais suave. Sai com o tempo e as lavagens, portanto n√£o altera a estrutura do fio. E n√£o tem nada nadinha de cheiro, nem forte nem fraco, n√£o arde olho e n√£o me causou nenhuma irrita√ß√£o.

Como aplicar

Antes de iniciar a aplicação, faça o teste de mecha e a prova de toque.
Prova de toque: aplique uma pequena quantidade do shampoo alisante no antebraço ou atrás da orelha, deixe agir por 10 minutos e lave com água. Aguarde 24 horas e, se neste período surgir coceira, ardência ou irritação, fica comprovada a hipersensibilidade ao produto, que não deve ser usado.
Teste de mecha: separe uma mecha no alto da cabe√ßa e aplique uma pequena quantidade shampoo alisante e deixe agir por 15 minutos. N√£o ultrapasse essa pausa. Enx√°gue os fios por completo. Se, ap√≥s a aplica√ß√£o, o cabelo quebrar ou perder a elasticidade, significa que ele se encontra em boas condi√ß√Ķes para o uso do produto.

Durante todo o procedimento de aplicação do produto, eu usei luvas descartáveis e sempre recomendo.

1. Lave o cabelo com o shampoo Sorbet Detox de 2 a 3 vezes até que o cabelo esteja completamente limpo e a cutícula aberta para a penetração do produto no fio.

2. Seque 80% do cabelo, at√© que fique apenas √ļmido.

3. Divida o cabelo ao meio e passe em um lado por vez, descendo mechas de baixo para cima e espalhando com o auxilio de um pente e pincel. O produto é fácil de espalhar, então não precisam ser mechas tão finas. Deixe agir por 25 a 50 minutos. Eu passei a 1 dedo da raiz, bem próximo mas evitando o couro/pele, e fiz uma pausa de 50 minutos porque meu cabelo é natural e resistente.


4. Enx√°g√ľe o cabelo com √°gua retirando o excesso do produto. Cabelos loiros, descoloridos e sensibilizados devem retirar totalmente o produto.

5. Escove e seque completamente o cabelo.

6. Pranche em mechas bem finas, para que a cut√≠cula seja selada. Cabelos descoloridos ou muito danificados n√£o ultrapassar 190¬ļC na chapinha. Eu fiz a 230¬ļC.



Você pode lavar o cabelo no mesmo dia (opcional).

Composição



Resultados

Para testar este produto eu fiquei mais de 3 meses sem usar qualquer shampoo que alisa e deixei meu cabelo voltar para o zero. Este é meu cabelo natural, foto tirada logo depois de lavar com o Shampoo Detox, enquanto eu estava esperando secar. Aliás, é por conta deste ondulado "estranho" só no meio do cabelo (raiz e pontas são lisas) que eu procuro meios de alisar.

Antes
Aplica√ß√£o: achei muito f√°cil mesmo de se fazer sozinha. O produto espalha com facilidade, mesmo no cabelo seco/pouco √ļmido. N√£o arde os olhos, n√£o tem cheiro de nada, s√≥ da umas pinicadinhas aonde encosta na pele, por isso recomendo evitar o couro cabeludo e limpar bem a regi√£o da nuca/pesco√ßo ao terminar de aplicar, antes da pausa.

Alisamento: muito muito muito bom, ainda mais considerando que é zero formol. Meu cabelo ficou por mais ou menos duas semanas liso escorrido, inclusive. Porém, vale mencionar que ele é termoativado, por isso para ficar lisão sempre precisa usar secador.

Volume: controlou super bem, mas meu cabelo n√£o ficou lambido. A-mey.

Tratamento: não era algo que eu estava esperando, por isso fiquei extremamente feliz quando percebi o quanto tratou além de alisar. Fios super alinhados, claramente atuou nas cutículas e selou muito bem.

Durabilidade: eu repeti o tratamento exatamente um mês depois, e achei um intervalo bom. Meu cabelo não havia voltado para o estado inicial, mas também já estava precisando ser alisado de novo. Estimo com isso que ele dure 1 mês e meio, o que eu eu acho muito bom para algo sem formol e que realmente alisa.

Eu passei a Lisoplastia para fazer esta resenha, portanto, duas vezes. A primeira em agosto e esperei para ver resultados e durabilidade. Repeti exatamente um mês depois. Não senti efeito gradativo, e achei que na segunda aplicação ficou tão liso quanto da primeira.

Concluindo, está mais do que aprovado e desbancou vários shampoos que alisam! Precisa sim continuar usando secador, mas ficou muito mais fácil de lidar e alisar. Tirou praticamente 80% do trabalho. Amassa muito menos a noite e também não achei que deixou meu cabelo mais oleoso ou pesado. Ficou mais liso/fácil de arrumar e com movimento.

Depois

Esta resenha n√£o foi patrocinada pela marca ou qualquer distribuidor.

2 coment√°rios: